Visando melhorar o aprendizado e envolver os alunos no universo do idioma estudado, os cursos de línguas, cada vez mais, têm procurado proporcionar aos seus alunos atividades que vão além da dinâmica de sala de aula.

Essas atividades são mais do que apenas oportunidades dos alunos colocarem o idioma em prática fora do contexto tradicional: são momentos de socialização e motivação entre os alunos e a equipe da escola, que se aproximam e criam uma atmosfera de descontração e prazer no processo de aprendizagem.

As atividades extras promovidas por cursos de inglês vão desde exercícios mais dinâmicos, que envolvam o conteúdo aprendido, inseridos na própria aula (como músicas, filmes, jogos, etc.) até happy hours (no caso de alunos adultos) e festas promovidas pela escola, dentro ou fora do ambiente de estudo.

Alguns cursos optam ainda por atividades práticas que levam o aluno a praticar o inglês em situações reais, como restaurantes, em que a ordem é se comunicar apenas no idioma estudado pelo aluno.

Imersão em inglês

Existem atividades de imersão que chegam a simular uma experiência internacional, sem ser necessário deixar o país – aquelas em que os alunos são imersos no universo da língua estrangeira, sem possibilidades de se comunicar de outra forma.

Acampamentos para crianças e/ou jovens, por exemplo, são muito populares. Nessas situações, os participantes se predispõem a passar dias seguidos em um ambiente em que todos falam apenas inglês. Existem ainda monitores instruídos a se comunicarem utilizando o idioma 24 horas por dia e a zelarem para que todos os alunos façam o mesmo.

Uma experiência como essa é muito enriquecedora, porque a prática do idioma e o contato com outras pessoas podem levar ao aprendizado de novas palavras e expressões. A troca é muito válida para todos os envolvidos, que certamente voltam de uma atividade assim com o inglês em um nível mais elevado.