Dicas de Oratória  

Medo de falar em público?

Na vida existem vários tipos de medo.

Tem o medo de gato, cobra, dirigir, saltar de pára-quedas, participar de entrevista para um emprego, do pedido de namoro, de casamento, dormir no escuro, tomar injeção, e o maior deles que é o medo da morte.

Hoje resolvi escrever sobre o medo de falar em público. Esse público pode estar na sala de aula, na associação de bairro, na igreja ou em palestras profissionais.

Estamos iniciando mais um ano letivo e professores (as) chegam para exercer sua profissão, esse artigo para eles e elas que estão com aquele friozinho na barriga, pensando, como será a turma que  vou lecionar?

Com experiência de 12 anos no mercado educacional posso dizer que o importante não é o número e nem o perfil de alunos, mas sim a nossa postura como orador ou oradora da turma.

Fica díficill trabalhar sem uma técnica de atuação na sala, principalmente nos primeiros momentos de contato. 

Nossa desenvoltura na sala não pode ficar repetitiva porque isso influenciará na receptividade da informação pelos estudantes.

Costumo não chegar apresentando  os temas que serão ensinados no ano, em algumas séries nem mesmo falo da minha maneira de avaliar,em outras falo. Quando já estamos algum tempo acompanhando a mesma turma é possível perceber o que dá para ser falado no primeiro dia e o que não dá, mas mesmo assim precisamos tomar cuidado para não cair na mesmice porque isso com certeza fará os estudantes desviarem o foco para o aluno ou aluna sensação da sala.

Nos primeiros dias de aula, você deve ser a sensação da sala, então nada de ombros caídos, fala introspectiva,olhos baixos,excesso de benevolência,piadas sem contexto,chavões,direcionamento para um canto ou meio da sala (isso não funciona mais), a visão tem que girar 180º graus na sala, no pátio, onde estiver ocorrendo a recepção.

Tiradinhas sutis em alunos e alunas que tentarem desmerecer o conhecimento (discurso) apresentado por você são bem vindas e aconselhadas (não fique refém), ali está um (a) profissional competente que estudou várias teorias pedagógicas, especificas,ama o que faz, está realizando seu maior sonho, o momento é seu, divida somente com o espectador que lhe der um retorno respeitoso e digno da sua posição na sala, é preciso marcar território (somos animais antes de tudo).

Isso quer dizer , não respeitar a platéia do teatro sala de aula ?

Lógico que não, isso quer dizer "arrebanhar" almas brilhantes que estão ali dependendo de você para não serem ofuscadas, eles e elas querem aparecer e precisam de uma voz que soa como aliado,aliada. Esses alunos e alunas precisam acreditar que estarão protegidos e aprenderão "coisas" novas até o final de ano.

Todos (as) estão na sala sedentos, aguardando o que você tem para falar, eles (as) querem orientadores (as) que não se desequlibrem diante de uma piadinha sem graça, de uma fala mal-educada, até mesmo diante de um palavrão.

Lembre-se, crianças e adolescentes procuram heróis e heroinas, pessoas que façam diferença na suas  vida.

O "primeira impressão é a que fica" e o mais maravilhoso é que todo inicio de ano, mesmo a turma sendo a mesma, nós temos que ser diferentes.

Porque o aluno e a aluna estão diferentes e esperam sempre mais de nós.

 Bom inicio de aulas a todos e todas, porque foram professores e professoras que me trouxeram aqui.