Para ajudar quem está aprendendo fotografar elaboramos algumas lições neste curso de fotografia online. Desta vez iremos abordar fotometria, exposição, diafragma, ISO, com definição e forma mais fácil de utilizar esses recursos. Para começar é importante saber como a sua câmera realiza a fotometragem, assim é possível conseguir uma exposição precisa e ideal para a proposta da foto.

Este curso de fotografia online irá ajudar a entender o que é a fotometragem. Trata-se de como a câmera determina a abertura e a velocidade do diafragma no momento do clique. Para isso ela se baseia nas condições de luz e de ISO. Geralmente, ela apresenta diferentes modos: parcial, com peso no centro, por zona, matricial, evaluativa e fotometragem pontual. Os modos são indicados para determinadas condições de luz, mas escolher cada uma delas depende da proposta da fotografia.

O fotômetro

Diafragma

Cada câmera possui um fotômetro, mas também é possível adquirir um externo, que é mais fiel, na maioria dos casos. O fotômetro é um aparelho que mede a luz que reflete no local onde está o fotógrafo. Trata-se de uma régua dividida em pontos e terços deste ponto, com definição entre -2 até 2, sendo o ponto 0 a medida de exposição ideal. O fotógrafo pode chegar ao ponto 0 coordenando os valores do diafragma, do obturador e da ISO. Os marcadores estão geralmente no view finder da câmera ou no visor LCD.

Nem sempre o ponto zero do fotômetro traz o resultado que o fotógrafo espera e por isso é possível determinar outros valores para dos elementos que compõem a fotometragem. Algumas vezes quando a imagem apresenta muitos elementos claros, que refletem a luz, a câmera entende que a imagem deve ficar mais escurecida e aí que funciona intuição do fotógrafo. Ele pode aprender como a câmera se comportar para adaptar melhor os elementos.

Outro problema dos fotômetros das câmeras é que eles conseguem medir somente a luz que é refletida, dessa forma, não calculam quanta luz realmente está atingido o elemento que será fotografado. Não ocorreria nem um problema se todos os objetos refletissem a mesma porcentagem de luz e por essa razão nos resta calcular a luz que está atingindo o elemento e medi-la diretamente, de acordo com nossos próprios critérios. A câmera age como se o objetivo tivesse uma aparência denominada cinza médio. Quando a câmera é mirada para qualquer objeto diretamente, que seja mais claro ou mais escuro que o cinza médio, o fotômetro irá calcular de forma erra, gerando sub ou super – exposição. Um fotômetro de mão calcula essa exposição sob uma mesma luz e por isso ele é mais eficiente.

Opções de fotometragem

Fotometragem

Como informado existem diferentes opções de fotometragem, que expõem corretamente as combinações de luz desejadas. Essas opções oferecem um peso diferente de acordo com a região e a luz que incidem no elemento. As mais comuns são a fotometragem parcial ou pontual, que permitem um controle maior sobre a exposição, entretanto são um pouco mais difíceis de serem usadas no início, mas com a prática, o fotógrafo conseguirá trabalhar com elas facilmente. Esse tipo de opção é útil quando são fotografados objetos menores, que o fotógrafo quer que tenham uma boa exposição.

Para realizar uma boa fotometragem de retrato, por exemplo, usando a fotometragem parcial é preciso se atentar ao rosto da pessoa. Nesse caso será mais complicado, pois a pele pode levar a uma exposição incorreta.