UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA ? UNEB
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E TECNOLOGIA ? DCHT
CAMPUS XVIII ? EUNÁPOLIS ? BAHIA
CURSO: Letras
TURMA: 7º semestre / Currículo e Sociedade/ Prof.ª Cristiane
Flavione Alves Ferreira


SILVEIRA, Rosa Maria Hessel. Leitura, literatura e currículo. In: Costa, Marisa Vorraber (Org.) O currículo nos limiares do contemporâneo. Rio de janeiro: DP & A, 1998. p. 105-126

Rosa Maria Hessel Silveira é mestra em língua portuguesa e doutora em educação, é professora do departamento de Ensino e Currículo e do Programa de Pós-graduação em educação da UFRGS.
A autora toma como ponto de partida à relação entre leitura/literatura/escola que não caminham no mesmo sentido, já que há um afastamento entre uma e outra temática. Nesse texto a autora aborda estratégias e objetivos do que seja ler, do que é importante na leitura escolar e do que deve ser feito para que alunos tornam-se leitores. Esse conceito, chamado de discurso renovador da leitura na escola, teve seu surgimento no meio acadêmico vindo a espalhar-se pelas partes entrelaçada com a educação. Ela enfatiza no discurso renovador uma grande parcela de culpa a escola por haver uma crise de leitura por praticar hábitos de cunho tradicionais aos alunos e que, portanto, por este motivo é delegada a escola a função de aproximar o aluno da leitura. A autora destina uma maior parcela de culpa dessa "crise de leitura" pela concorrência que se criou de algumas décadas para cá entre a atenção a leitura e os meios de comunicação em massa e aponta para a leitura infantil como um bem capaz de contribuir eficazmente para o desenvolvimento global e interessante da criação pelo hábito de ler. Para Rosa Maria, a leitura é vista como instrumento de democratização e também como uma característica do ser humano capaz de apropriar-se dos bens culturais já produzidos pela escrita ao longo dos tempos. A autora cita Averbuck, que em sua obra sobre as premissas sobre a "crise da leitura" no Brasil, sugere que o docente o sensibilize próprio com o texto para que depois transmita essas sensações para o aluno. Sabendo que os professores são isentos de sua responsabilidade no discurso renovador da leitura ela sabe que professor não-leitor não irá fazer leitor assim como professor não-leitor-crítico não fará leitor - critico. Ela finaliza o texto enfatizando que o objetivo dessa abordagem renovada da leitura foi a de que uma vez esse discurso já faz parte, desde as duas últimas décadas, de instrumento para professores e todo o meio que o rodeia. A obra é indicada para estudantes de letras e áreas afins. Possibilita a pesquisa e análise do estudo de currículo. É um resumo para professores e alunos que tem interesse pelas diversas correntes do estudo da literatura, leitura e currículo.