Currículo e Projeto Político Pedagógico.
Currículo e Projeto Político Pedagógico.


Durante este estudo buscaremos explanar nossa compreensão sobre currículo e projeto político pedagógico. No desenvolvimento deste trabalho procuraremos demonstrar o que fora entendido sobre estes dois objetos de estudo, além de demonstrar qual a função que estes assumem dentro da escola e como estes atuam no processo de ensino-aprendizagem. Concluindo o referido trabalho, apresentaremos um agendamento para a formulação/construção de um projeto político pedagógico escolar, evidenciando quem são os sujeitos, os procedimentos e os instrumentos que fazem parte dos processos de análise da situação escolar e de discussão da situação escolar, tomada de decisão e definição de prioridades e metas para o trabalho escolar.
Inicialmente quando se fala de currículo é primordial entender que não existe apenas uma concepção para este termo, ao tomar o currículo como objeto de estudo foi interessante perceber a sua materialização na intenção da escola, como esta organiza o processo de ensino-aprendizagem, como se dá a relação existente entre professor e aluno e como este é capaz de acompanhar as mudanças que ocorrem dentro da unidade escolar. Santiago nos apresenta uma contribuição importante quando ela nos faz perceber que o importante é estar atendo ao "efeito do currículo ? o que ele causa, o que ele diz, o que ele é capaz de fazer"(2006,p.75). É por entender essa afirmação que percebemos a capacidade renovadora do currículo e reconhecemos que este deverá ser desenvolvido a partir das experiências vividas pelos sujeitos envolvidos no processo educacional.
Santiago ao apresentar o currículo numa perspectiva Freireana, nos fez entender que o sujeito, a existência e o conhecimento são seus pontos principais. Nesta abordagem é ratificado que o sujeito não surge apenas como um recebedor de conhecimentos, ele surge como um ser capaz de construir conhecimentos, deixando de aparecer como um ser passivo, mas mostrando-se como um sujeito ativo, este capaz de elaborar conhecimentos através de sua existência. É nesta atuação que o sujeito surge como um ser curioso, crítico e criativo.
Outro fato relevante percebido dentro desse estudo é enxergar que esta questão de currículo não está relacionada apenas a equipe gestora de uma escola, foi interessante perceber que este é plural, pois toma forma na atuação de todos que formam a escola e que estão envolvidos no processo de ensino-aprendizagem, além de ser capaz de deixar claro qual a intenção e quais são os verdadeiros desejos de determinada instituição escolar. Através de nossos estudos podemos perceber que o currículo é muito mais que uma mera relação de conteúdos a serem trabalhados dentro da escola, é por meio deste que a escola mostra quais são as suas intenções para o processo de ensino-aprendizagem e como este tem o poder de atuar dentro da organização da escola, determinando seu caráter político, pedagógico e organizacional.
Dentro destes estudos sobre currículo fora de grande importância perceber a importância e a função de uma de suas peças: o Projeto Político Pedagógico.
O PPP é uma das formas de se materializar o currículo, pois é uma forma de organização do trabalho pedagógico, que visa o melhoramento da qualidade de ensino, organização esta que vai do relacionamento existente entre docente e discente até a relação entre escola e comunidade.
Outro fator que merece ser ressaltado quando nos referimos ao projeto político pedagógico escolar é o quanto este pode favorecer uma atuação democrática da escola, pois este é capaz de dar voz àqueles que normalmente não estão inseridos no processo de organização escolar. É durante sua aplicação que docentes, representantes dos discentes e da comunidade externa podem ajudar a escolar a se organizar de forma mais adequada para atender as necessidades de seus discentes e da comunidade na qual está inserida. É através deste que a escola se propõe a aprender a pensar e a realizar o fazer pedagógico de forma mais efetiva, crítica e adequada a sua situação. É nesta concepção que a escola é percebida como uma instituição social, inserida na sociedade, e aberta para atender as necessidades desta sociedade.
Durante nosso estudo foi interessante perceber que é através do projeto político pedagógico que os educadores, os funcionários, os discentes e pais demonstram o tipo de escola que desejam; é através dele que se demonstram os fins a serem alcançados pela escola; é por meio deste, que a escola demonstra que tipo de cidadão ela quer formar; é através do PPP que se avaliam as condições para viabilizar a escola ideal com a definição de etapas e meios para torná-la realidade.
Concluindo afirmamos que é de suma importância perceber a importância de uma unidade escolar conhecer bem quais são os seus objetivos educacionais e formalizadores, pois desta forma ela poderá atuar de forma mais significativa na formação de seus discentes e na sua relação com a sociedade. Durante esta nossa abordagem procuramos demonstrar como o currículo e o projeto político pedagógico pode favorecer essa atuação da instituição de ensino, como eles podem beneficiar o processo de ensino-aprendizagem ocorrido dentro da escola, pois são capazes de atuar significativamente em seu modo de organização.

Agendamento para a formulação/construção do PPP.

1ª fase ? Análise da realidade ou análise da situação escolar.
? Sujeitos ? Gestão, coordenação e secretaria;
? Procedimentos ? Coleta de dados buscando perceber a real situação do ambiente escolar. Coletaremos informações sobre o corpo docente, corpo discente, funcionários, pais e/ou responsáveis. Neste momento também recolheremos dados sobre o aproveitamento dos educandos e educadores dentro do processo de ensino-aprendizagem;
? Instrumentos ? Elaboração de relatórios capazes de nos demonstrar os dados requeridos (relatórios da coordenação demonstrando o desempenho de alunos/professores no processo de ensino-aprendizagem e relatórios de secretaria repassando os dados solicitados sobre os discentes, docentes, funcionários e pais/responsáveis).

2ª fase ? Discussão da situação escolar, tomada de decisão e definição de prioridades e metas para o trabalho escolar.
? Sujeitos ? Gestão, coordenação, secretaria, professores, representantes do corpo discente e da comunidade externa;
? Procedimentos ? Seminário com o objetivo de apresentar os dados coletados durante o processo de análise da situação escolar; Reunião objetivando definir as metas, prioridades e ações que serão buscadas durante o ano letivo.
? Instrumentos ? Para o momento do seminário elaboraremos gráficos, buscando assim demonstrar mais claramente os dados coletados. Estes capazes de demonstrar a situação, os avanços e os recuos encontrados no ambiente escolar. No momento da reunião, os instrumentos utilizados serão atas e relatórios, estes capazes de registrar as propostas decididas na reunião, propostas estas que visam amenizar as questões levantadas na análise feita.





Referências


VEIGA, Ilma Passos A. Projeto Político Pedagógico da escola: uma construção coletiva. In: Projeto Político Pedagógico da Escola: uma construção possível. Campinas: Papirus, 1995.

SANTIAGO, Eliete. O Projeto Político da Escola como instrumento da gestão democrática. In: Políticas e Gestão da Educação Básica. Organizadoras: Laêda Bezerra Machado, Eliete Santiago. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2009.

_____________. Formação, currículo e prática pedagógica em Paulo Freire. In: Formação de professores e práticas pedagógicas. Organizadores: José Batista Neto, Eliete Santiago. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Ed. Massangana, 2006.


 
Revisado por Editor do Webartigos.com
Leia outros artigos de Ingradi Iramaia Alves Fonseca
Talvez você goste destes artigos também
Sobre este autor(a)
Especialista em Língua Portuguesa e Gestão da Escola e Coordenação Pedagógica pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru (FAFICA). Professora da Rede Municipal de Ensino na Cidade de Caruaru/PE. Discente no curso de Direito na FAVIP - Faculdade do Vale do Ipojuca - Devry Brazil.
Membro desde janeiro de 2011
Informativo Webartigos.com
Receba novidades do webartigos.com em seu
e-mail. Cadastre-se abaixo: