CURRÍCULO CULTURALMENTE ORIENTADOS

Vanessa Aparecida dos Santos

 

            Diante de um país com imensa diversidade cultural se faz necessário no âmbito escolar valorizar e respeitar as inúmeras manifestações culturais, sociais e políticas presentes na clientela que compõe a instituição de ensino. Para isso, é preciso rever, replanejar todo o currículo, os conteúdos, os procedimentos para que se adote uma nova postura frente à pluralidade cultural, social e política, rompendo assim a visão monocultural da dinâmica escolar.

            Na elaboração do currículo deve se ter em mente abordar o conhecimento escolar usual e os interesses ocultos.

            Muitos docentes de História, por exemplo, em sua prática já vem discutindo em suas aulas alguns fatos históricos como: O Brasil foi descoberto ou invadido pelos portugueses? A Lei Áurea, assinada pela Princesa Isabel, pretendeu de fato beneficiar os escravos? Além disso, já se tem um espaço maior para a questão sobre as mulheres, os indígenas e negros, entre outros, o que traz em cena vozes e culturas negadas e silenciadas no currículo.

            Portanto, é preciso ter um cuidado especial para não deformar esses assuntos. É interessante demonstrar os avanços, dificuldades e desafios desses grupos sócios minoritários e/ou marginalizados.

            Tais temas deverão ser abordados em outras disciplinas, não só na de História, e através de diferentes meios, através da mídia, de textos jornalísticos, cartazes, musicas, vídeos, etc.

            O que se propõe não é substituir um conhecimento por outro, mas sim propiciar aos estudantes a compreensão das manifestações culturais e dos saberes.