Os ratos são animais de hábitos noturnos. Por isso, suas atividades e costumes acabam sendo desconhecidas pela maioria das pessoas. Sim, eles transmitem doenças. E sim, eles são animais, no mínimo, curiosos! Saiba mais sobre eles, a seguir:

Há diversos tipos de ratos, inclusive, nas cidades. Os mais comuns são as ratazanas, os ratos-de-telhado e os camundongos. Eles comem tudo o que veem pela frente. Isso, felizmente, facilita a desratização, realizada por empresas especializadas no extermínio e controle de pragas urbanas.

Mas, você sabia que os ratos se comunicam em sua colônia? Isso porque há sempre um rato que fica com a função de “observador”. E, se este percebe que tal alimento é prejudicial, comunica os outros ratos, que passam a evitar estes alimentos. Interessante, não?

As fêmeas, como outros mamíferos, são muito atenciosas com os seus filhotes e guardam sempre porções dos alimentos para eles.

E, como em qualquer grupo de animais, existe também em um grupo de ratos, um ser dominante. Os machos mais velhos e que têm idade para reproduzir acabam expulsando outros machos do bando. Eles se alimentam a hora que bem entendem, enquanto os dominados só comem quando os dominantes não estão presentes. E, um fato extremante curioso: quando surge um alimento novo na colônia, o rato dominante espera que o dominado experimente, para só depois comer.

Podemos concluir, portanto, que os ratos, apesar de serem animais perigosos e que despertam nojo na maioria das pessoas, são também animais inteligentes, que se comunicam e vivem muito bem em colônia, como a maioria dos mamíferos.

Por causa disso, os métodos de controle de pragas precisam sempre evoluir, para não perderem o efeito.