Traduções Interessantes

O versículo 11 do capítulo 3 de Eclesiastes, na tradução Revista e corrigida da Bíblia, parece meio esquisito. Isto porque na opção entre várias traduções o tradutor preferiu a palavra MUNDO, o que deixou o versículo assim:

"Tudo fez formoso em seu tempo: também pôs O MUNDO no coração deles, sem que o homem possa descobrir a obra que Deus fez desde o princípio até o fim."

Segundo a tradução Revista e Atualizada, o sentido muda completamente, pois lemos nela assim:

"Tudo fez formoso no seu devido tempo: também pois A ETERNIDADE no coração do homem, sem que ele possa descobrir as obras que Deus fez desde o princípio até o fim."

A "Good News Bible" tem uma tradução fora do comum:

"Ele tem estabelecido o tempo certo para tudo. Tem nos dado o desejo de conhecer o futuro, porém jamais nos dá a satisfação da plena compreensão do que Ele faz.

Números Significativos

Há muitos que vêm nesta referência – "Então vieram a Elim, e havia ali DOZE fontes de águas e SETENTA palmeiras: e ali se acamparam junto das águas".(Êxodo 15:27). – Uma alusão simbólica e profética aos DOZE apóstolos e SETENTA discípulos de Jesus!

A Rainha dos Céus

A compulsão atávica de adorar uma "Rainha dos Céus" é muito antiga. O profeta Jeremias viu-se às voltas com esta forma de idolatria no meio do povo de Deus.

Cronologicamente essa "rainha" dos céus aqui citada era Astarote, Astarote ou Ishtar. Seu nome em todas estas transliterações significa "Estrela" ou "Astro". (Jeremias 7:18; 44:17-19).

Má Avaliação

Judas Iscariotes achou que o nardo com que a mulher ungiu Jesus valia 300 dinheiros (ou denários). Mas tarde ele vendeu o próprio Senhor Jesus por apenas trinta MOEDAS de prata ou PEÇAS, ou ainda DRACMAS.

A Dracma era a moeda grega de valor aproximado do denário ou dinheiro romano. Judas, pois, vendeu seu Mestre por um valor dez vezes menor do que o cálculo que fizera do perfume que o ungira. (João 12:1-5; Mateus 26:14,15).

Contribuições

"Porque, em que tendes vós sido inferiores às outras igrejas, a não ser que eu mesmo não vos fui pesado?" (II Coríntios 12:3).

O apóstolo Paulo considerou um terrível agravo não receber ajuda financeira da igreja de Corinto. Disse até que aquela igreja, pelo fato de não Ter contribuído, tratava-se de uma igreja inferior às outras que o fizeram.

Importância do Batismo

Um texto em Lucas, falando a respeito do batismo de João, demonstra que a ordenança do batismo reveste-se de especial importância. Ei-lo:

"E todo o povo que o ouviu e os publicanos, tendo sido batizados com o batismo de João, JUSTIFICARAM A DEUS, mas o fariseus e os doutores da lei rejeitaram o conselho de Deus contra si mesmos, NÃO TENDO SIDO BATIZADOS por ele." (Lucas 7:29,30).

Que Comparações!

É original como a Bíblia compara a Deus, ao mesmo tempo, com uma poderosa ÁGUIA (Deuteronômio 32:11). e, em seu estado humano, com uma frágil e indefesa GALINHA (Mateus 23:37).

No livro dos Salmos a comparação é ainda mais humilde. No Salmo 22 que fala a respeito dos sofrimentos do Messias, ele mesmo se compara com um VERME,com ÁGUIA e com o CACO. (Salmos 22:6,14).

Grosseira Superstição

Entre os adoradores de Baal havia o execrável costume de beijar o ídolo, como sinal de dedicação exclusiva ao mesmo. (I Reis 19:18).

Privilégio

A expressão "oráculos de Deus", ao pé da letra significa "boquinhas de Deus" (Romanos 3:2;Hebreus 5:12; I Pedro 4:11).

Mudanças de Significado

Ao contrário do termo que se consagrou pelo uso, a expressão original para CLERO designa exatamente o contrário, ou seja, o rebanho ou os leigos da igreja. (I Pedro 5:1,2).

Esquecendo o Alimento

Davi, certo dia, ficou tão angustiado que até esqueceu-se de comer.(Salmo 102:4).

Modernidade

Em Jerusalém havia um VIVEIRO ARTIFICIAL. (Neemias 3:16).

Impasse

Houve um tempo muito fora do comum em Israel em que ninguém era escravo, mas também ninguém era livre. (II Reis 14:26).

Pedreiros Importantes

Na construção dos muros de Jerusalém trabalhavam até ourives, boticários e mercados. (Neemias 3: 8,32).

Força do Testemunho

O patriarca Jacó, ao escutar o relato dos seus filhos a respeito de José estar vivo, só acreditou plenamente, que viu OS CARROS que José mandara. (Gênesis 45:27).

Ofertas Singulares

Além de várias outras ofertas, o povo de Deus também oferecia para o santuário OFERTAS DE LENHA.(Neemias 10:34).

Importância da Oração

Antes de escolher seus discípulos, Jesus passou uma noite inteira orando. (Lucas 6:12,13).

Ironia

Elimeleque saiu em busca de pão na terra de Moabe, porque o pão estava escasso na cidade onde morava – Belém – ironicamente, BELÉM significa "CASA DO PÃO" (Rute 1:1,2).

Didática Aplicada

"Inculcar" significa "fazer penetrar uma coisa no espírito, à força de A REPETIR" (Deuteronômio 6:7;Romanos 1:22).

Profetas Dispostos

Ageu e Zacarias foram dois profetas que ajudaram muito, com suas exortações, a construção do templo. Além de suas palavras vibrantes, porém,eles resolveram arregaçar as mangas e trabalhar como trabalhadores braçais. (Esdras 5:2; Neemias 4:10).

Grande Reino

O reino de Assuero atingia até a Índia. (Ester 1:1).

Morte Inglória

Asael, um valente jovem israelita, foi morto pelo coto, ou parte posterior da lança do general Abner. Para matar o malfadado jovem o general nem precisou parar em sua desabalada carreira fugindo de um batalha. (I Samuel 2:17-23).

Abuso de Autoridade

Em uma batalha o rei Saul proibiu o povo de comer qualquer coisa, durante o dia inteiro. Entrando em um bosque, encontraram enorme quantidade de mel, mas ninguém quis provar dele, por causa da proibição do rei.

Jônatas, o filho de Saul, comeu do mel, porque não sabia da ordemde seu pai e quando o fez, seus olhos brilharam, por causa dessa transgressão, Saul só não matou seu próprio filho, porque o próprio povo não o permitiu. (I Samuel 14:24-45).

Ao pé da Letra

Tamar, uma das antepassadas de Jesus, fingiu-se de prostituta para seduzir seu próprio sogro. Tal ação foi bem intencionada para obrigá-lo a cumprir uma lei de clã em Israel (Gênesis 38).

Muitas Leis

Veja a quantas leis Paulo se refere neste texto: "Porque, segundo o homem inferior, tenho prazer na lei de Deus (1), mas vejo nos meus membros outra lei (2) que batalha contra a lei do meu entendimento (3) e me prende debaixo da lei do pecado (4) que está nos meus membros". (Romanos 7:22,23).

Como a Natureza Mostra a Glória de Deus?

A criação de Deus é parte da Sua admirável revelação. São inúmeras as pessoas que tiveram santas experiências ao terem contato com a natureza, observando os animais, as plantas, os rios e mares, os astros celestes.

Em Romanos 1:20 o apóstolo Paulo mostra como a natureza gloriosamente revela Deus. Ele diz:

"Os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas."

Davi cantando louvores a Deus, cheio do Espírito Santo, compôs estas belíssimas palavras:

"Os céus proclamam a glória de Deus e o firmamento anuncia as obras de suas mãos. Um dia discursa outro dia, e uma noite revela conhecimento a outra noite. Não há linguagem, nem há palavras, e deles não se ouve nenhum som; no entanto, por toda a terra se faz ouvir a sua voz, a as suas palavras até aos confins do mundo." (Salmos 19:1-4).

Jó, um homem acostumado com a natureza, ao ver-se acusado pelos seus amigos, chamou a atenção deles para a criação de Deus, como um texto sagrado, no qual baseava seus argumentos contrários. Observe que belíssima exposição:

"Pergunta agora às alimárias,e cada uma delas TO ENSINARÁ; e as aves dos céus e ELAS TO FARÃO SABER:ou fala com a terra, e ELA TO ENSINARÁ. Até os peixes do mar to contarão. Quem não entende por todas essas coisa que a mão do Senhor fez isto?" (Jó 12:7-9).

Que Motivos Levaram Demas a Tornar-se um Desertor?

Um dos textos mais dramáticos das Escrituras é encontrado em II Timóteo 4:10

"Porque Demas me desamparou, amando o presente século, e foi para a Galácia, Tito, para a Dalmácia."

Quem era Demas? Fora companheiro de Paulo em gloriosas experiências. Por que ele abandonou a Paulo? Teve medo das tribulações? Talvez. Esfriou na fé?

O que faz um crente esfriar na fé? Perda de contato com os irmãos? Ausência aos cultos? Falta de leitura devocional e de estudo da Bíblia? Falta de oração? Amor ao mundo?

Demas amou ao mundo. Tessalônica, para onde ele foi, era a capital da Macedônia. Era uma importante cidade, com quase quatrocentos anos de fundação. Em Tessalônica havia o mesmo, ou mais do que aquilo que hoje existe nas grandes cidades:

  • Comércio de Escravos,
  • Saltimbancos,
  • Circos,
  • Teatros,
  • Jogos,
  • Bebedeira,
  • Prostituição

Certamente ele não foi a Tessalônica para visitar a igreja local,fundada por Paulo. Que maravilhosa oportunidade ele perdeu! Aquela era a igreja-modelo do Senhor em toda a região. Veja o que Paulo fala a respeito deles: "De sorte que vos tornaste O MODELO para todos os crentes na Macedônia e na Acaia." (I Tessalonicenses 1:7).

Onde abundou o pecado, superabundou a graça!

É, Demas perdeu duas grandes oportunidades:

De permanecer com Paulo, levando o opróbrio de Cristo, mas recebendo sua coroa depois;

De participar das atividades da maravilhosa igreja da cidade de Tessalônica.

Como teria sido diferente a sua história!

Como Podemos Tipificar Israel com a Figueira?

A Bíblia está cheia de figuras, símbolos, tipos e sombras. Um destes é a figueira. A figueira é um dos símbolos da nação de Israel e algumas referências que falam dela dão-nos uma excelente visão de alguns aspectos desse povo especial, escolhido por Deus. Vejamos:

GÊNESIS 3:7 – "Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas DE FIGUEIRA, e fizeram para si aventais."

Vemosaqui o primeiro sinal de substituição da providência de Deus pela obra do homem. Este ato apontava para o futuro: um povo, uma raça, uma lei, um rei, um templo, tudo substituindo o governo de Deus.

JOÃO 1:48 – "Disse-lhe Natanael: Donde me conheces tu? Jesus respondeu, e disse-lhe: Antes que Filipe te chamasse te vi eu estando tu DEBAIXO DA FIGUEIRA".

Natanael estava debaixo da proteção de Israel, da sua religião, através da qual podia até aventurar-se em um tipo de interpretação tradicional e perigosa, quando lançou dúvida sobre a veracidade do que lhe dizia Filipe, com esta pergunta sarcástica, estratificante e preconceituosa:

Pode vir alguma coisa boa de Nazaré? (João 1:46).

Quando Jesus mostrou seu discernimento profético, Natanael imediatamente reconheceu que a figueira/Israel não era mais a sua proteção, ao afirmar:

Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel! (João 1:49).

MATEUS 21:19-21 – "E avistando UMA FIGUEIRA perto do caminho, dirigiu-se a ela, e não achou nela senão folhas."

Eis um quadro exato deIsrael. Tinha pompa e cerimônias, porém não tinha os devidos frutos, tinha somente aquele belo aspecto exterior, mas era algo sem qualquer valor.

MATEUS 24:32 – "Aprendei, pois, a parábola DA FIGUEIRA: quando já os seus ramos se renovam e a folhas brotam, sabeis que está próximo o verão."

Nos últimos dias a figueira seca começa outra vez a brotar com seus renovos. É a gloriosa restauração da terra de Israel.

PROVÉRBIOS 27:18 – "O que trata DA FIGUEIRA comerá do seu fruto."

Aquele que cuidar da figueira/Israel, agora, comerá do seu fruto. Bem aventurados aqueles que amam a Israel e oram por ele, como diz o Salmo 122, versículo 6: "Orai pela paz de Jerusalém: Prosperarão aqueles que te amam." Ou, como dia o Salmo 137, versículo 5: "Se eu me esquecer de ti, ó Jerusalém, esqueça-se a minha destra da tua destreza."

CANTARES 2:11-13 – "Porque eis que passou o inverno, cessou a chuva e se foi; aparecem as flores da terra, chegou o tempo de cantarem as aves, e a voz da rola ouve-se em nossa terra. A FIGUEIRA começou a dar seus figos e AS VIDES em flor exalam o seu aroma; levanta-te, querida minha, formosa minha, e vem."

Aqui entra em cena outra entidade importante – a igreja cristã – a Videira. A noiva é convidada e a igreja israelita está em sua plenitude aqui.

LUCAS 13:6,7 – "Então Jesus proferiu a seguinte parábola: Certo homem tinha UMA FIGUEIRA plantada na sua VINHA e, vindo procurar fruto nela, não achou. Pelo que disse ao viticultor: Há três anos venho procurar fruto nesta figueira, e não acho; pode cortá-la; para que está ela ainda ocupando inutilmente a terra?"

Aqui vimos Israel inserido no contexto da Igreja e Jesus durante três anos tentando descobrir algum meio de Israel frutificar.

No versículo seguinte o viticultor pede mais um ano para tentar – era o último ano do ministério de Jesus. A figueira/Israel, contudo, não o recebeu, antes crucificou-o, o que lhe rendeu quase dois mil anos de peregrinação por um verdadeiro vale de lágrimas.

JEREMIAS 8:13 – "Eu os consumirei de todo, diz o senhor; não haverá uvas na VIDE, nem figos NA FIGUEIRA, e a folha já está murcha; e já lhes designei os que passarão sobre eles."

Eis aqui o anúncio da queda de Israel e da apostasia da Igreja.

JOEL 2:22 – "Não temais, animais do campo, porque os pastos do deserto reverdecerão, porque o arvoredo dará o seu fruto, A FIGUEIRA, e a VIDE produzirão com vigor."

Aqui encontramos exatamente o oposto: o anúncio da restauração de ambos.

ZACARIAS 3:10 – "Naquele dia, diz o Senhor dos Exércitos, cada um de vós convidará o seu próximo para debaixo da VIDE e para debaixo da FIGUEIRA.

"No final, uma obra gloriosa, a restauração de Israel, voltando para a Terra Prometida e o anúncio da restauração da Igreja, voltando a sua capacidade original, mas...

...cada um no seu lugar!

Com que Relacionavam os Antigos os Nomes dos Seus Filhos?

Os antigos gostavam de relacionar os nomes dos filhos que nasciam, com acontecimentos recentes do seu cotidiano.

Foi assim que Éber, cujo nome significa "União", deu a seu filho o nome de "Pelegue",que significa "Divisão", porque em seus dias se repartiu a terra." (Gênesis 10:25).

Isaque recebeu este nome porque Sara riu ao receber o anúncio do anjo. Seu nome significa "Riso". (Gênesis 31:3 c/ 18:13).

Moisés foi chamado por este nome, que significa "Tirando", porque ele foi "tirado das águas." (Êxodo 2:10).

Moisés chamou a seus dois filhos, Gerson (que significa "um estranho" ali)., porque foi peregrino em terra estranha, e o outro Eliézer (que significa "Deus é Ajuda")., porque disse: "o Deus de meu pai foi minha ajuda, e me livrou da espada do Faraó".(Êxodo 18:1-4).

Quando Esaú nasceu, ele era todo ruivo e como um vestido cabeludo, por isso chamaram-lhe "Esaú" = "Cabeludo".

Jacó nasceu com a mão amarrada ao calcanhar de Esaú,por isso chamaram-lhe "Jacó" = "Suplantador". (Gênesis 25:25,26).

Raquel morreu ao ter seu último filho e quis que ele fosse chamado de "Benoni"= "Filho da minha dor". Seu pai chamou-lhe, porém, "Benjamim" = "Filho da mão direita" (Gênesis 35:18).

E o seu nome, leitor, sabe o que significa? Se não sabe, nem tem um dicionário toponímico à mão, escreva-me uma carta e poderei enviar-lhe o significado do seu nome e origem do mesmo.

O Que Diz a Bíblia Sobre Aumentar ou Diminuir seu Conteúdo?

A palavra de Deus é bem criteriosa quanto ao zelo que se deve ter para com ela. Encontramos algumas referências que proíbem acrescentar ou diminuir seu conteúdo. Eis algumas:

DEUTERONÔMIO 4:2 – "Não acrescentareis à palavra que vos mando, nem diminuireis dela, para que guardeis os mandamentos do Senhor vosso Deus, que eu vos mando."

PROVÉRBIOS 30: 5, 6 – "Toda a palavra de Deus é pura; escudo é para os que confiam nele. Nada acrescentes às suas palavras, para que não te repreenda e sejas achado mentiroso."

APOCALIPSE 22:18,19 – "Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro; e se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte da árvore da vida, e da cidade santa, que estão escritas neste livro.

Marta Era Uma Boa Dona de Casa?

Apesar do próprio Senhor Jesus Ter dito que Maria havia escolhido a melhor parte, assentando-se aos seus pés para ouvir sua palavra, há muitas pessoas cristãs que defendem Marta de maneira renhida.

Dizem que Marta estava simplesmente fazendo seu trabalho doméstico, como qualquer boa dona de casa.

O que a Bíblia diz é que ela andava "DISTRAÍDA em MUITOS serviços." (João 10:40).

Isto demonstra que Marta, apesar do seu desejo imenso de fazer um bom trabalho, de servir e de agradar, não era uma dona de casa bem organizada, capaz de fazer seu trabalho sem distração, a fim de Ter tempo para ouvir Jesus.

O Senhor, ao reclamar sua maneira pouco ortodoxa de dar contas desuas tarefas, disse: "Estais ANSIOSA e afadigada com muitas coisas."

O Senhor Jesus captou uma série de problemas que normalmente atrapalham algumas donas de casa: Marta era DISTRAÍDA, não organizava bem suas tarefas, querendo fazer muitas coisas ao mesmo tempo, era ANSIOSA e ultrapassava seus limites. Alem do mais, não sabia planejar suas PRIORIDADES, principalmente buscar em primeiro lugar o reino de Deus e a sua justiça.

Deseja um diagnóstico melhor? (João 10:38-42).

Tatuagens

A Bíblia proibiu ao povo de Deus fazer TATUAGENS no corpo. (Levítico 19:28).

O que Significa Demônio?

É estranho, porém verdadeiro, que a palavra "DEMÔNIO" significa "DIVINDADE", no grego.

Os antigos mesclavam demais esses dois conceitos. É por causa disto que lemos esta explicação em Deuteronômio 32:17:

"Sacrifícios ofereceram AOS DIABOS, não a Deus; aos deuses que não conheceram, novos deuses que vieram há pouco, dos quais não se estremeceram vossos pais."

O Apóstolo Paulo, excelente conhecedor das escrituras, chega a citar quase literalmente o texto de Deuteronômio, em I Coríntios 10:20:

"Antes digo que as coisas que os gentios sacrificam, as sacrificam aos demônios, e não a Deus."

Exatidão Profética

É glorioso como uma das profecias que promete o retorno de Israel à terra prometida chega ser tão específica. Veja: "Portanto, dize: Assim diz o senhor Jeová: hei de ajuntar-vos do meio dos povos e vos recolherei das terras para onde fostes lançados, e vos dareiA TERRA DE ISRAEL." (Ezequiel 11:17).

Maranata

A palavra transliterada para o Português como MARANATA (I Coríntios 16:22)., é, na realidade,, uma composição de duas palavras aramaicas que significam: "Senhor Nosso, vem!" eram dirigidas a Jesus, invocado com o nome do Senhor, o nome reservado pelos judeus somente para Deus. A expressão aparece na última oração da Bíblia: "Amém! Vem, Senhor Jesus!" (Apocalipse 22:20).

Obediência que dá Lucro

Deus deu a entender ao povo que a falta de prosperidade que havia entre eles era proveniente da falta de obediência aos seus mandamentos. (II Crônicas 24:20).

Anjos Terríveis

A Bíblia fala a respeito de uma "legião de anjos portadores de males".(Salmos 78:49).

Bom Relógio

A lua foi feita por Deus para MARCAR O TEMPO. Muitos povos orientais tem seus calendários regidos pela lua. (Salmos 104:19).

Bicho Empedernido

Nos novos céus e nova terra que Deus criará, haverá uma transformação entre os animais, pois até o leão "comerá a palha como o boi". Somente a serpente é que não será restaurada, pois continuará COMENDO PÓ. (Isaías 65:25).

Dois Terremotos

Quando Jesus entregou o espírito, na cruz, houve um terremoto. No momento de sua ressurreição houve outro GRANDE terremoto. (Mateus 27:51;28:2).

Igrejas Modelares

Lucas fala da condição de algumas das igrejas primitivas de uma maneira que nos traz o desejo de vermos cada igreja dos nossos dias sendo semelhantes a elas. Ele diz que as igrejas da Judéia, Galiléia e Samaria..

  1. Tinham paz
  2. Eram edificadas
  3. Multiplicavam-se
  4. Andavam no temor do Senhor
  5. Tinham a consolação do Espírito Santo

(Atos 9:31).

Dia Especial

O profeta Zacarias fala de um dia muito estranho que nem é dia nem é noite, mas acrescenta que ao tempo da tarde haverá luz. (Zacarias 14:17).

Estava ele se referindo ao último dia?

Sacerdócio Errado

O Rei Jeroboão, além de instituirtipo de culto totalmente fora de ordem, ainda por cima instituiu sacerdotes que não pertenciam à tribo de Levi. (I Reis 12:31).

Uma Boa Notícia

A palavra "especial" que se encontra em Tito 2:14, significa, ao pé da letra, no grego, "rodeado". O povo de Deus é um povo "rodeado" ou "protegido".

Transferência de Atitude

Adão é quem tinha de correr de um lado para o outrodo jardim, gritando: "Pai, Pai, onde estás?" mas, em vez disso eraDeus quem estava à sua procura, clamando "Adão, Adão, onde estás?" (Gênesis 3:9).

Missão Difícil

"Bem aventurado os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus." (Mateus 5:9).

A palavra "pacificadores", em grego, tem um interessante significado paralelo: EIRENOPOIOI,que quer dizer também "QUEBRADORES DE BARREIRAS". Não é isto mesmo o que acontece, quando alguém tem que realizar uma obra de pacificação?

Uma Vida Abundante

É uma estranha e aparentemente impossível expressão, mas mesmo assim, ela existe na Bíblia. Falando sobre o rei Asa de Judá, a palavra de Deus afirma: "O coração de Asa foi, todos os seus dias, totalmente do Senhor." (I Reis 15:14).