O Éden não Era o Jardim do Éden

O jardim do Éden não era o Éden, pois ele foi plantado no Éden (Gênesis 2:8)., da banda do Oriente. Existia o Éden e existia o Jardim do Éden.

O Éden deveria ser uma área bem maior. No versículo 10 deste mesmo capítulo, descobrimos esta expressão esclarecedora: "E saía um rio do Éden para regar o jardim. O Éden era o lugar mais secreto e mais sagrado, onde a glória de Deus habitava em plenitude.

Dali do Éden é que saía um rio para regar o jardim.

Versículos Estranhos

Existe uma frase que é muito citada por membros leigos das igrejas, como se fosse um versículo bíblico. Ela é: "Os viciados não herdarão o reino dos céus." Esta frase não existe na Bíblia, mas existe outra que diz: "Ele conhece os homens vãos, e VÊ O VÍCIO." (Jó 11:11).

Outra frase que não existe na Bíblia e que é muito citada como se fosse versículo, é a seguinte: "Faz a tua parte que eu te ajudarei." Apesar de não existir a frase, o conceito mais ou menos existe em textos como este: "Não temas, porque eu sou contigo: não te assombres, porque eu sou teu Deus: eu te esforço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça." (Isaías 41:10).

Agora cuidado, pois a frase popular e tão conhecida "Quem dá aos pobres, empresta a Deus", existe na Bíblia, apenas com uma troca de palavras. Muita gente já discutiu com aqueles que a citam, dizendo que ela não existe na Bíblia, e tiveram que deparar-se com Provérbios 19:17: "Ao Senhor empresta o que se compadece do pobre, e Ele lhe pagará o seu benefício."

Grande Ousadia

Paulo e Barnabé eram realmente servos de Deus dotados de grande coragem para realizar a obra. Pregando em Icônio, viram-se de tal forma acossados por perseguidores que desejavam apedrejá-los, que tiveram de fugir para Listra e Derbe, cidades da Licaônia.

Enquanto pregavam em Listra, vieram judeus de Antioquia da Pisídia e de Icônio, os quais incitaram a multidão contra os apóstolos e, fato singular, dirigiram seu ódio apenas contra Paulo, o qual foi apedrejado, ao ponto de ser dado por morto.

Alguns estudiosos da Bíblia acreditam que foi nesta ocasião que Paulo passou pela experiência à qual referiu-se mais tarde com as palavras - "conheço um homem em Cristo que há quatorze anos (se no CORPO, não sei, se FORA DO CORPO, não sei: Deus o sabe). foi arrebatado até ao terceiro céu." (II Coríntios 12:2).

Levantando-se miraculosamente, o apóstolo Paulo chamou seu companheiro e, com toda coragem, voltou ÀS MESMAS CIDADES onde tudo estivera tão perigoso para eles. Pregaram primeiramente em Derbe, fazendo muitos discípulos, e depois VOLTARAM PARA LISTRA, ICÔNIO E ANTIOQUIA! (Atos 14).

Algo a observar-se é o significado do nome destas três cidades: ANTIOQUIA:"Resistência". LISTRA: "Desunião" e ICÔNIO: "Lugar de ídolos".

Fé sem Mistura

Nem em Mateus 17:20, nem em Lucas 17:6, Jesus disse "se tiverdes fé DO TAMANHO de um grão de mostarda", mas em ambas as ocasiões Ele disse: "se tiverdes fé COMO UM GRÃO de mostarda", o que é algo totalmente diferente.

"Como um grão de mostarda" está referindo-se à qualidade do grão.Os melhores horticultores já tentaram, em vão, HIBRIDAR o grão de mostarda e não o conseguiram. Com as outras hortaliças isto é muito fácil. A fé genuína é como a semente de mostarda, que não pode ser mesclada com "filosofias e vãs sutilezas".

Local Impróprio

Por causa da perseguição dos midianitas, Gideão estava "malhando o trigo no lagar" (Juizes 6:11). Aquele era um lugar bem impróprio para fazer isto, pois o lagar era o local onde se espremiam uvas e frutos oleaginosos.

Boa Vida!

O serviço militar, no tempo de Davi, não era o que se pode chamar de serviço duro. A escala de prontidão era a mais desusada de que se tem notícia até hoje. Cada soldado do rei dava serviço durante um mês e, em seguida, DESCANSAVA DURANTE ONZE MESES!

Cada turma de soldados era composta de 24.000 homens, com seu comandante e seus capitães. (I Crônicas 27:1-15).

Contradição ou Exatidão?

Duas profecias incomuns foram dadas, concernentes a Zedequias, rei de Judá. Através de Ezequiel, foi profetizado o seguinte: "...o levarei à Babilônia, a terra dos caldeus, mas não a verá, ainda que ali morrerá." (Ezequiel 12:13).

Outra profecia, proferida por Jeremias, afirma: "E Zedequias, rei de Judá, não escapará das mãos dos caldeus mas, certamente, será entregue na mão do rei da Babilônia e, com ele, falará boca a boca e os seus olhos verão os dele." (Jeremias 32:4).

De acordo com estas profecias, Zedequias seria entregue nas mãos do rei de Babilônia, com quem falaria de boca a boca, mirando-o nos olhos. Ele seria levado para Babilônia, mas não veria a Babilônia, e morreria ali.

Estas frases parecem quase contraditórias, mas a história que realmente aconteceu esclarece tudo. Veja com que exatidão as duas profecias cumpriram-se em todos os seus aspectos e detalhes:

"Mas o exército dos caldeus seguiu o rei, e alcançaram Zedequias nas campinas de Jericó, e todo o seu exército se espalhou, abandonando-o. E prenderam o rei, e o fizeram subir ao rei de Babilônia, a Ribla, na terra de Hamate, o que lhe lavrou ali a sentença.

E o rei de Babilônia degolou os filhos de Zedequias À SUA VISTA, e também degolou a todos os príncipes de Judá em Ribla, E ARRANCOU OS OLHOS DE ZEDEQUIAS, e o atou com duas cadeias de bronze. e o rei de Babilônia o levou para BABILÔNIA, e o conservou na prisão até o dia de sua morte." (Jeremias 52:8-11).

Este fato aconteceu depois que Nabucodonosor, rei de Babilônia, sitiou a cidade durante 1 ano, 5 meses e 29 dias. (Jeremias 52:4-6).

Assim sendo, Zedequias foi levado cativo e realmente VIU o rei de Babilônia. Seus olhos foram arrancados e ele foi levado para Babilônia, onde morreu. Isto explica as profecias de aviso que recebera. Ele foi realmente levado à Babilônia - e morreu ali - embora não a tenha VISTO.

Atenção no Mandamento

Depois de um sermão proferido de cima de um barco que pedira emprestado a Pedro, Jesus ordenou-lhe: "Faze-te ao mar alto, e lançai as vossas redes para pescar." (Lucas 5:4).

Pedro obedeceu a este mandamento de Jesus, mas apenas PARCIALMENTE. Jesus falou com Pedro no singular, mas usou o plural em relação a quem deveria pescar e em relação às redes: "...lançai (imperativo, segunda pessoa do plural). as vossas redes..." (também plural).

Pedro respondeu: "...lançarei A REDE" (singular). Por causa desta desobediência, "rompia-se-lhes a rede." (5:6).

Só então eles chamaram os companheiros e usaram provavelmente todas as redes que tinham e, ainda assim, ambos os barcos quase iam a pique. (5:7).

É muito interessante saber EXATAMENTE o que Jesus quer de nós.

Detalhe Explicado

No episódio da cura do homem coxo, em Atos 3, existe um detalhe bem interessante que merece ser observado.

Muitos imaginam que o coxo estava sentado à porta do templo, quando Pedro e João iam entrando. A coisa não foi bem assim. A Bíblia diz que era naquela porta que ele pedia esmolas todos os dias mas, quando encontrou-se com os apóstolos, estava exatamente SENDO CARREGADO por alguém para ser colocado no local costumeiro.

"E Pedro e João subiam juntos ao templo à hora da oração, a nona. E ERA TRAZIDO um varão que desde o ventre de sua mãe era coxo, o qual, todos os dias, punham à porta do templo, chamada Formosa, para pedir esmolas aos que entravam." (Atos 3:1,2).

Dalila? Não!

Existe uma famosa pintura de André Mantegna (1431-1506). de Sansão e Dalila e ela está cortando o cabelo dele. Isto reflete uma crença muito comum a respeito desse assunto. Isto, porém, não é verdade. Dalila não cortou sequer um fio de cabelo de Sansão.

Quem cortou, então, o cabelo de Sansão? A Bíblia diz que foi um homem. Veja:

"Então ela o fez dormir sobre os seus joelhos, e chamou a um homem, e RAPOU-LHE as sete tranças do cabelo de sua cabeça. e começou a afligi-lo, e retirou-se dele a sua força." (Juizes 16:19).

Liberdade por um Dente

Dentre as leis dadas aos israelitas, havia uma bem diferente: se alguém tivesse um servo e, por algum motivo, lhe golpeasse ao ponto de arrancar-lhe um dente, o escravo ganharia a liberdade por causa daquele dente que perdera. O texto fala assim:

"E se tirar o dente do seu servo, ou o dente da sua serva, o deixará ir forro pelo seu dente." (Êxodo 21:27).

Souvenir Especial

Ao ser curado por Deus, através da ordem de Eliseu de banhar-se 7 vezes no rio Jordão, Naamã, o general da Síria, ficou tão agradecido que resolveu fazer algo bem esquisito: levar uma carga de terra de Israel para a Síria, para sobre aquela terra oferecer seus holocaustos e sacrifícios, conforme ele mesmo disse, somente "ao Senhor". (II Reis 5:26).

Pálidas Imitações

Caim imitou Abel, edificando um altar para Deus, mas isto não o agradou. Balaão imitou os sacrifícios de Moisés, mas foi rejeitado. Ismael foi, e ainda é, uma pálida imitação de Isaque. O anticristo será um imitador de Jesus Cristo.

Jesus tem uma noiva adornada. Satanás, uma prostituta enfeitada.

Jesus é o Leão da tribo de Judá. Satanás anda em derredor de nós COMO LEÃO que ruge.

O joio é uma triste imitação do trigo.

Em Apocalipse 14:11, encontramos Jesus como o Cordeiro de Deus. em Apocalipse 13:11, encontramos uma besta com dois chifres SEMELHANTES AOS DE UM CORDEIRO.

Os remidos terão na testa escrito o nome de Jesus e o do Seu Pai. os perdidos terão NA TESTA o sinal da besta.

Deus preparou para nós a Nova Jerusalém. Satanás preparou para os dele a Grande Babilônia.

Quando Deus mandou que os fiéis israelitas construíssem o Seu tabernáculo no deserto, os rebeldes fizeram também um tabernáculo para Moloque. (Atos 7:43).

O Mandamento de não Jurar Era Plenamente Obedecido?

Apesar de qualquer juramento ser proibido pela lei, encontramos nas epístolas paulinas algumas expressões do apóstolo Paulo que se não são juramentos, aproximam-se bastante disto. Analise tais expressões e tire suas conclusões.

Gálatas 1:20 – "Ora, acerca do que vos escrevo, eis que DIANTE DE DEUS testifico que não minto."

II Coríntios 1:23 – "Invoco, porém, a Deus, POR TESTEMUNHA, sobre a minha alma, que para vos poupar não tenho até agora ido a Corinto."

I Tessalonicenses 2:5 – Porque, como bem sabeis, nunca usamos de palavras lisonjeiras, nem houve uma pretexto de avareza. DEUS é TESTEMUNHA.

No Velho Testamento, quando a lei era tremendamente enfatizada, encontramos juramento semelhantes a este, falado por Gideão:

"Então disse ele: Meus Irmãos! Eram filhos de minha mãe: VIVE O SENHOR, que, se os tivésseis deixado em vida, eu não vos mataria a vós (Juizes 8:19).

Excepcional Definição

Sem saber como definir o teor do minério de prata contido em algumas taças, eis a maneira prática que Esdras achou para definir o que para ele era um mistério:

"E este é o numero deles: Trinta bacias de ouro, mil bacias de PRATA, vinte e nove facas. Trinta taças de ouro, quatrocentas e dez taças DE PRATA DE OUTRA ESPÉCIE e mil outros vasos." (Esdras 1:9,10).

Linguagem Insólita

O profeta Isaías fala de coisas realmente fantásticas, as quais dão margem a muita meditação. Entre outras, citaremos as que seguem:

"Pelo que te glorificará um povo poderoso e A CIDADE DAS NAÇÕES FORMIDÁVEIS te temerá." (Isaías 25:3).

Que expressão estranha, não é? Vejamos outras referências:

"Naquele dia o Senhor castigará com a sua dura espada grande e forte O LEVIATÃ, a serpente veloz, e o leviatã, A SERPENTE TORTUOSA e matará O DRAGÃO que está no mar." (Isaías 27:1).

"Peso dos animais do Sul. Para a terra de aflição e de angústia (donde vem a leoa e o leão, o basilisco e o ÁSPIDE ARDENTE VOADOR) - (Isaías 30:6).

"E os UNICÓRNIOS descerão com eles..." (Isaías 34:7).

Alguns acharam que este texto era muito estranho e mudaram a tradução correta, colocando em seu lugar RINOCERONTES. No entanto, o rinoceronte tem mais de um chifre. O rinoceronte não é um unicórnio. O profeta realmente viu este fantástico ser? Até que ponto uma visão tem a ver com a perfeita realidade? Vejamos mais um mistério:

"Porventura as livraram os deuses das nações que meus pais destruíram: Gozã, e Harã, e Resefe, e os FILHOS DE ÉDEN, que estavam em Telassar?" (Isaías 37:12).

Rei Declara Moratória

O rei Mesa, de Moabe, pagava um tributo muito alto para o rei de Israel. Todo ano ele tinha que pagar a Acabe 100.000 cordeiros e 100.000 carneiros com a sua lã.

Não é de se admirar que, ao morrer o rei Acabe, Mesa imediatamente declarasse a moratória. Rebelou-se e resolveu não pagar mais um tributo tão sacrificado como aquele (II Reis 3:4,5).

Homem Polivalente

Dentre as dádivas que Salomão pediu a Hirão, rei de Tiro, quando estava para edificar o templo do Senhor, estava a solicitação de um artífice hábil em diversas artes.

Hirão enviou alguém muito chegado a ele, talvez um parente, cujo nome era HIRÃO-ABI. Este era filho de uma israelita com um homem de Tiro. A israelita pertencia à tribo de Dã.

As habilidades do artífice enviado por Hirão eram realmente admiráveis. O rei de Tiro disse que ele era "um homem sábio de grande entendimento". Ele sabia trabalhar, em todos os detalhes, com:

  1. Ouro.
  2. Prata.
  3. Bronze.
  4. Ferro.
  5. Pedras.
  6. Madeira.
  7. Obras de púrpura, azul, linho fino e carmesim (estes eram os tecidos mais finos da época).
  8. Entalhes.
  9. Elaboração e execução de planos (ou projetos).

Usando uma terminologia moderna, esse fantástico artífice era...

  1. Ourives,
  2. Metalurgista,
  3. Gemologista,
  4. Marceneiro,
  5. Costureiro,
  6. Designer,
  7. Escultor,
  8. Entalhador,
  9. Arquiteto,
  10. Construtor (2 Crônicas 2:1-14).

Respeito Especial

No banquete de SEIS MESES ininterruptos oferecido pelo rei Assuero, era proibido alguém forçar seu companheiro, através de constrangimento, a beber ALÉM DA QUANTIDADE de bebida que estivesse disposto a beber." (Ester 1:8).

Uma Ofertaque Passou da Conta

Certo dia, o povo ofereceu 530 vestes sacerdotais para o trabalho do santuário e o número de sacerdotes era muitíssimo inferior ao número de vestes (Neemias 8:17).

Falta de Prática não Atrapalhou a Festa

O povo de Israel passou 1.000 anos sem celebrar a Festa dos Tabernáculos e, quando o fez, não o fez corretamente, mas, mesmo assim, ficou muito contente (Neemias 8:17).

Uma Guerra Diferente

Na guerra que quatro reisfizeram contra cinco outros reis, em Gênesis 14, um dos quatro era o rei de Goim.

A primeira vista, parece que este rei de Goim, era rei de um país ou de uma cidade-estado, como haviam tantas na antigüidade.

A tradução, porém, da palavra "Goim" é "Nações". Aquele rei, Tidal, era, então, rei de várias nações e não de uma só.

Enquanto isto, o rei de Zoar, talvez pelo fato de ser uma pequenina cidade (Gênesis 19:20), não teve sequer seu nome mencionado, entre os nove reis.

Nessa mesma guerra, a Bíblia diz que os reis de Sodoma e de Gomorra, Bera e Birsa, estavam fugindo e caíramdentro de poços de betume (Gênesis 14:10).

Pelomenoso rei de Sodoma deve ter conseguido sair do poço em que caiu, pois, mais tarde, o encontramos conversando com Abraão (Gênesis 14:17). Ou, então, como era tão comum na antigüidade, já havia um rei novo em Sodoma.

Outro Éden

O único lugar comparado como Jardim do Éden é a campina do Jordão, "queera toda bem regada, antes do Senhor ter destruído Sodoma e Gomorra."

A Bíblia dia que aquela área era "como o Jardim do Senhor" (Gênesis 13:10).

Insetos na Arca?

Na arca de Noé devem ter viajado, também, abelhas, besouros e outros insetos voadores. Gênesis 7:14b diz que entraram ali todo o pássaro de todaa qualidade, mas, no original, diz"TODA SORTE DE ASAS".

Mulher Come o Próprio Filho

Uma mulher samaritana chegou ao cúmulo de comer seu próprio filho e ainda convidou uma vizinha, para participar do grotesco banquete (II Reis 6:29).


Verdadeiro Motivo de Maldição é Explicado

Com uma maldição proferida por Eliseu, 42 rapazinhos foram mortos por duas ursas que saíram do bosque, por causa da maldição. Eles estavam zombando de Eliseu, com uma frase chistosa: "Sobe, calvo, sobe, calvo!" (II Reis 2:23). Muitos dizem que Eliseu ficou irritado por ser chamado de "calvo".

Analisando bem o fato, olhando-o com olhos perscrutadores, poderemos descobrir o verdadeiro motivo pelo qual o profeta de Deus entendeu, pelo espírito, que havia algo mais sério, de natureza espiritual, naquela zombaria.

Havia pouco, Elias tinha subido ao céu num redemoinho. Eliseu era o sucessor de Elias, a voz de autoridade sobre a terra naquele momento. Enquanto Deus teve um plano especial e glorioso com Elias, de arrebatá-lo sem experimentar a morte humana, física, com Eliseu seu plano foi diferente, pois o profeta morreu de morte natural.

Na zombaria dos rapazinhos, dizendo: "Sobe, calvo, sobe, calvo!", estava implícita a sugestão de que Eliseu também deveria subir ao céu. Em outras palavras, aqueles rapazes estavam dizendo:

"Vamos ver, Eliseu, prova que tens o mesmo poder, consagração e autoridade de Elias. Sobe também do modo como ele subiu!".

Isto, se continuasse, tiraria, diante do povo, a autoridade profética de Eliseu, pois muitos interpretariam da mesma maneira a unção de Eliseu. Sua maldição teve uma razão de ser muito mais profunda do que apenas "vingar-se" de rapazinhos irresponsáveis que o estavam chamando de "careca".

Rei Gera 88 Filhos de 78 Mulheres

Roboãoteve 78 mulheres e delas gerou 88 filhos, sendo 28 filhos e 60 filhas (II Crônicas 11:21).

Grande Milagre

Uma grande maravilha aconteceu no livro de Ezequiel: Deus mandou que o profeta juntasse dois pedaços de madeira e os dois se uniram, tornando-se um só pedaço (Ezequiel 37:16,17).

Outro Jesus

Existe outro Jesus citado no Novo Testamento:"Aristarco, que está preso comigo, vos saúda, e Marcos, o sobrinho de Barnabé, acerca do qual já recebemosmandamento. se ele for ter convosco, recebei-o.E Jesus, chamado Justo. os quais são da circuncisão. são estes MEUS COOPERADORES no reino de Deus. " (Colossenses 4:10,11).

Progresso

A cidade de Jerusalém jápossuía, em aproximadamente715 a.C. um completo sistema de abastecimento de água, feito através de encanação (II Reis 20:20).


Cachorros Proibidos de Latir

Na última praga que Deus enviou contra o Egito, chegou ao ponto de proibir os cães egípcios de ladrarem para os israelitas, a fim de mostrar a diferença entre seu povo e os egípcios (Êxodo 11:7).

Rei Perverso Converte-Se ao Senhor

O rei Manassésfoi um dos mais ímpios dentre todos os reis que governaram o povo de Deus. Além de outras abominações, praticou o seguinte:

  1. Tornou a edificar os altos,
  2. Levantou altares a Baal,
  3. Fez um bosque para a idolatria
  4. Serviu os "exércitos do céu",
  5. Edificou altares para idolatria, dentro do templo do Senhor,
  6. Sacrificou seu filho no fogo,
  7. Adivinhou pelas nuvens,
  8. Era agoureiro,
  9. Instituiu adivinhos e feiticeiros,
  10. Pôs uma imagem de escultura dentro do santuário,
  11. Incitou o povo à idolatria,
  12. Derramou muitíssimo sangue inocente.

Por causa destas coisas Deus mandou-lhe um castigo. Trouxe sobre ele os príncipesdo exército do rei da Assíria, os quais o prenderamentre os espinhais (tremendo, não?) e o amarraramcom cadeias, e o levaram a Babilônia.

Agora, algo prodigioso aconteceu. Algo que bem atesta a grandiosa e soberana misericórdia de nosso Pai de amor.

Manassés, "angustiado, orou ao Senhor seu Deus, e humilhou-se muito perante o Deus de seus pais. e lhe fez oração, e Deus se APLACOU para com ele, e OUVIUa sua súplica".

Já imaginou?

Deus, então, tornou a trazê-lo para Jerusalém. Não conhecemos os detalhes de tal resgate. O fato é que Deus o perdoou. O resultado foi algo muito bom:

"Então conheceu Manassés queo Senhor era Deus."

Depois disto, ele resolveu endireitar a vida e consertar os males que tinha feito, pelo menos até onde lhe fosse possível.

Eis o que ele fez:

  1. Edificou o muro de fora da cidade de Davi.
  2. Pôs oficiais valentes em todas as cidades fortes de Judá.
  3. Tirou da casa do Senhor os deuses estranhos.
  4. Reparou o altar do Senhor.
  5. Ofereceu ofertas pacíficas e de louvor.
  6. Ordenou ao povo que servisse ao Senhor.

É bom observartambém que, apesar das abominações que cometeu, Deus tinha um planomuito especial para a vida dele, pois Manassés foi um dos antepassados terrenos de nosso Senhor Jesus Cristo:

"E Ezequias gerou a Manassés. e Manassés gerou a Amon. e Amon gerou a Josias...(até Cristo).(Mateus 1:10-17II Reis 21:1-18II Crônicas 33:1-20).

Acontecimentos Sobrenaturais na Arca de Noé

Noéteve de ajuntar todo tipo de comida que se comia na época do dilúvio, para si e para os animais que iam na arca.

Podemos imaginar quantas toneladas de alimento foram necessárias.

Outra coisa curiosa é imaginarmos como foi que essa comida foi conservada dentro da arca, sem estragar-se, durante todos os 370 dias que Noé e os animais permaneceram na arca, confinados ali, sem qualquer contato com o mundo exterior.

Um aspecto também muito assombroso dessa providência foi a maneira como os animais permaneceram tanto tempo juntos, dóceis e disciplinados.

Arade Brincou com Fogo e Saiu Queimado

Houveum pequeno país chamado Arade, que foi conquistado pelos israelitas em sua viagem para Canaã, embora o povo de Israel não tivesse originalmente a intenção de ocupá-lo.

Limitaram-se apenas a destruí-los completamente e às suas cidades, e, em seguida, partiram para a terra de Edom.

Isto tudo aconteceu, porque o povo de Israel foi atacado primeiro.

Com medo daquele grande povo, os aradeus atacaram de surpresa e levaram cativos alguns dos israelitas. Foi o suficiente para o restante do povo ficar irritado e os habitantes de Arade receberem uma terrível represália que os destruiu a todos (Números 21:1- 4).

Primo e não Tio

Durante a vida eclesiásticajá escutei muitos sermões falando de Mardoqueu como sendo TIO de Ester, o qual a criou desde pequena.

Mardoqueu, porém, não era tio de Ester e sim PRIMO. Eis o que diz a Bíblia:

"Este criara a Hadassa (que é Ester, filha do seu tio), porque não tinha pai nem mãe. e era moça bela de parecer, e formosa à vista. e, morrendo seu pai e sua mãe, Mardoqueu a tomara por sua filha." (Ester 2:7).

A confusão é criada por alguns por causa da referência ao TIO de Mardoqueu, Abigail. Veja:

"Chegando pois a vez de Ester, filha de Abigail, TIO DE MARDOQUEU (que tomara por sua filha), para ir ao rei..." (Ester 2:15).