O litoral norte paulista é muito frequentado durante o ano todo, principalmente as praias de São Sebastião. Bem próximo a capital paulista e com fácil acesso pelas estradas do Complexo Imigrantes Anchieta e Rodovia Mogi Bertioga. A proximidade das praias e infraestrutura turística com ótimas restaurantes e pousadas também é um ótimo atrativo para chamar os turistas tanto ada capital paulista como do interior do estado.

Uma curiosidade com relação as praias de São Sebastião é justamente os nomes com origens indígenas. A Praia de Juquehy é uma das mais próximas. Esta palavra indígena significa “Areias Cantantes”. Provavelmente, este nome surgiu do barulho que ocorre quando os visitantes andam na areia da praia. Isso acontece justamente pela característica da areia fina de Juquehy.

A palavra Camburi também tem um significado curioso também, ou seja, quer dizer “Rio do Robalo, levando em consideração a grande quantidade de peixe da espécie robalo que sobe o rio Camburi. Para alguns estudiosos, o significado é outro. “Rio que muda de lugar”, justamente por conta do riacho que desagua na Praia de Camburi as vezes mudar seu trajeto naturalmente e desaguar na praia de Camburizinho.  

Já a Praia de Boiçucanga, localizada ao lado de Camburi, também tem um significado bem inusitado. Na língua tupi, Boiçucanga quer dizer “Cobra da Cabeça Grande", talvez por conta das cobras encontradas naquela região, e que hoje em dia não aparecem.

O nome Ubatuba, por sua vez, significa “Lugar de Canoas” em Tupi. E uma das mais conhecidas cidades do litoral paulista é Guarujá, com ótima estrutura hoteleiras e pousadas confortáveis. "Guarujá" é uma palavra de origem tupi que significa "senhor de pássaros”.