Culturas anuais?

O que são culturas anuais? Esse pequeno texto é uma tentativa de definir esse termo para os alunos de ensino médio e demais interessados.

As culturas anuais são aquelas que concluem seu ciclo produtivo em um ano ou em até menos tempo. Por esse motivo, essas culturas também são chamadas de culturas de ciclo curto. Após a colheita, há a necessidade de se realizar o plantio novamente. Culturas como a soja, o feijão, o milho, o trigo, o arroz são consideradas culturas anuais (Figura 1).



Figura 1. Plantação de milho, uma cultura anual. Após a colheita, será necessário realizar novamente o preparo do solo, a adubação e a semeadura.

Fonte da foto: www2.dupont.com

Vale ainda relatar que o termo "cultura de ciclo curto" pode ser empregada de uma maneira sutilmente diferente. Nesse caso, geralmente, o termo é aplicado para designar culturas anuais que cuja colheita se faz em até, aproximadamente, 100 a 120 dias pós plantio. Da mesma maneira, culturas anuais cuja colheita se faz passando-se de 120 dias, podem ser denomiandas "culturas anuais de ciclo longo".

De todo modo, por serem culturas que, normalmente, no mínimo, anualmente deve-se realizar o plantio, geralmente estas culturas são distribuídas sobre as porções mais planas do relevo dentro de uma propriedade rural, o que facilita o preparo do solo, a conservação do mesmo, bem como outras atividades pré e pós plantio que utilizam máquinas e implementos agrícolas.

Preparado a partir de:

BRITO, J.L.S.; PRUDENTE, T.D. Mapeamento do uso da terra e cobertura vegetal no município de Uberlândia - MG, utilizando imagens CCD/CBERS 2. Caminhos da Geografia, v.13, p.144-153, 2005.