Cultura semi-perene?

          O que são culturas semi-perenes? Esse pequeno texto é uma tentativa de definir esse termo para os alunos de ensino médio e demais interessados.

          O termo cultura semi-perene designa uma cultura que é quase perene. No entanto, não se pode usar esse termo para este tipo de cultura, pois a necessidade de plantio geralmente ocorre em um período de tempo menor do que o das culturas perenes propriamente ditas que podem durar muito e muitos anos, como algumas plantações de café que atingem até mais de 40 anos.

          No caso, um exemplo de cultura semi-perene é a cana-de-açúcar (Figura 1). O manejo dessa cultura envolve, geralmente, 4 a 5 anos para haver novamente o plantio. Desse modo, aproveita-se a rebrota da cana durante cerca de 3 a 4 anos pós plantio. Assim, esse tipo de cultura não de enquadra na definição de cultura perene tampouco na de cultura anual. Dessa forma, utiliza-se o termo semi-perene.

Figura 1. Cana-de-açúcar, uma cultura semi-perene. Para alguns, ela é considerada a única cultura semi-perene.

          Além da cana, a mandioca, e a banana são consideradas culturas semi-perenes. Não é de conhecimento do presente autor, outras culturas que se enquadrem dentro da definição de semi-perene, além dessas.

Preparado a partir de:

NYE, P.H.; GREENLAND, D.J. Changes in the soil after clearing tropical forest. Plant and Soil, v.XXI, n.1, 101-112, 1964.