A riqueza das origens do Vietnã são evidentes em toda a sua cultura. A vida espiritual no Vietnã é uma grande mistura de sistemas de crenças, incluindo o Taoísmo, Budismo, Cristianismo, Confucionismo e Tam Giao (literalmente "religião tripla") que é uma mistura do Taoísmo, de crenças populares chinesas e do antigo animismo vietnamita.

Como Chegar: O Vietnã exige o visto de turista/negócios a visitantes estrangeiros. Então procure na Internet como fazer o pedido de visto do Vietnã e chegue no país com o documento em mãos para evitar problemas com a imigração.

Comida: Embora o arroz é a base da dieta vietnamita, a cozinha do país não é em nada desagradável. Profundamente influenciado pelas cozinhas nacionais da França, China e Tailândia, cozinha vietnamita é altamente inovadora e faz uso abundante de ervas frescas, incluindo capim-limão, manjericão, coentro, salsinha, folha de limão e pimenta. A sopa é servida em quase todas as refeições e os lanches do país incluem rolinhos primavera e panquecas de arroz. O condimento nacional é um picante molho de peixe fermentado servido em cada refeição. As frutas tropicais indígenas incluem banana, abacaxi, cocos, melão, tangerina, uvas, e variedades exóticas como a três sementes de cereja e a fruta do dragão verde, somente encontrada na Ásia.

Línguas e Crenças: Como linguagem, o vietnamita é extremamente flexível e lírico, e a poesia tem um papel importante tanto na literatura, como nas artes do espetáculo. A arte popular, que floresceu antes da colonização francesa, experimentou um ressurgimento em belas xilogravuras, pintura aldeia e impressão de bloco. A arte laca vietnamita, é outro meio tradicional e é comumente considerado o mais original e sofisticado do mundo. Música, dança e teatro de fantoches, incluindo o teatro de marionetes de águas, criação exclusivamente vietnamita, também são pilares da cultura do país.

Festas: O festival mais importante do ano é Tet, um evento de uma semana no final de janeiro ou início de fevereiro que anuncia o novo ano lunar e a chegada da primavera. A celebração começa com uma festa estridente (fogos de artifício, tambores e gongos) seguidos de uma meditação silenciosa. Além de Tet, há cerca de vinte outras festas tradicionais e religiosas a cada ano no país.

Arquitetura: A arquitetura vietnamita expressa uma estética graciosa de equilíbrio natural e harmonia que é evidente em qualquer grande número de templos históricos e mosteiros do país. A forma arquitetônica dominante nas casas do Vietnã é o pagode, uma torre composta de uma série de estruturas piramidais escalonadas e frequentemente adornadas com esculturas luxuosas e pintadas. De um modo geral, a forma de pagode simboliza o desejo humano de preencher a lacuna entre os constrangimentos da existência terrena e a perfeição das forças celestiais.