Ao dissertar sobre cultura, devemos ter todo um cuidado, pois trata-se de um termo genérico, utilizado para falarmos sobre os valores e práticas de um determinado povo ou grupo. Para tanto, devemos abrir mão, de qualquer tipo de classificação hierárquica, que leve a submissão de uma cultura sobre a outra.

Diante de tantas acepções sobre o termo cultura, é necessário termos em mente que a cultura esta intimamente ligada ao processo de formação do indivíduo em sua vida em sociedade. Permitindo-nos desta maneira, inferirmos que a vida em sociedade exige dos seres humanos, algumas normas e regras necessárias para vida em sociedade. E mais, ter consciência que ainda hoje existem normas que seguimos desde da criação do mundo, e que mesmo com a evolução do homem, estas normas ainda continuam a existir e que por muitas vezes, elas são reformuladas e/ou modificadas de acordo com a necessidade e o contexto de cada grupo/indivíduo.

Desta forma podemos definir Cultura como tudo aquilo que é produzido pelo ser humano, que não é próprio da natureza, para garantir sua vida em sociedade. Portanto como futuros educadores, precisamos enxergar e valorizar a cultura de cada indivíduo, sabendo respeitar suas singularidades e limitações, buscando encontrar o valor que determinado costume/objeto representa em cada grupo ou sociedade.