O modo de ver o mundo, o modo de pensar varia de um individuo para o outro de acordo com a cultura que cada um está inserido. Ou seja, um pernambucano tem uma visão de mundo uma realidade, diferente de um baiano. Esse modo de visão que varia de ser para ser, dependendo principalmente da cultura, é chamado de COMOVISÃO.

  A cosmovisão, como conceito, focaliza as maneiras de conhecer e identificar os elementos componentes do mundo, sendo eles existenciais ou cognitivos. Para algumas civilizações ou tribos, o universo e o homem, eram um conjunto harmonioso, e que tudo dependia dessa harmonia e principalmente do ser humano para que o universo continuasse a ser bondoso e generoso para com eles. A area do conhecimento tambem é algo importante. Pois acreditavam que um individuo só poderia ser portador de um saber se estivesse predestinado a concebe-lo.

   A visão do mundo cresce com as culturas. Nosso estilo de vida, nosso comportamento, só são possiveis por conta da cultura em que estamos inseridos. Vemos o mundo de maneira superficial, só nos preocupamos quando estamos a beira do precipicio. Nossa cultura nos beneficia, e os leva a um estagio de espera, pois ela sempre está em constante mudança. Porém quando há essas mudanças, que trazem aspectos de outra cultura, a nossa identifica cada ponto e introduz aquilo que for bom e necessario.

   A cosmovisão e a cultura estão intimamente ligado. Pois uma completa a outra, e uma está dentro da outra formando assim o modo de vida de cada pessoa, em cada região, emcada país.


A FUNÇÃO HUMANA NO UNIVERSO

 

   Comovisão é a maneira em que uma sociedade vê o mundo. É a perspectiva, ponto de vista de uma sociedade, em relação a um determinado assunto, que varia de povo para povo, dependendo fundamentalmente de cultura em que estão inseridos.

    Para os HOPIS, que são indios pueblos dos E.U.A. o homem é apenas um elemento do universo, que deve agir de forma sensata, e não cometer nenhum erro para que aja perfeito equilibrio entre o mesmo e o universo. Para eles é de extrema importanca que exita esse equilibrio, pois sem ele pode haver fracasso nas colheitas, mortes, fomes, pestes e desastres que prejudiquem a pequena comunidade.

   No ponto de ista deles, é necessario que tudo caminhe certo, e eles trabalham para que isso aconteça. Para o HOPI o conhecimento não é somente o poder, mas tambem uma obrigação e um dos requisitos para manter o equilibrio. Eles dizem que tudo está ordenado no "grande esquema", tudo o que um individuo tem o privilegio de conhecer, já está predestinado. Ninguem pode conhecer algo sem que esteja escrito no "grande esquema"

   Cada sociedade tem uma de determinar sua função no universo. E a nossa é bem diferente da dos HOPIS. Temos uma noção de fomos criados por um ser superior, onipotente e onisciente, e que alcançaremos uma recompensa após a nossa morte. E vivemos, trabalhamos e função de nossos proprio beneficios, esperando o momento em que iremos para o paraíso. Porém dentro de nossa propria sociedade existe outras cosmovisões que são vivenciadas, por individuos com culturas deferentes da nossa.