CULTURA DE MASSA


A cultura de massa e o resultado do avanço tecnológico, político e econômico nasceu na Revolução Industrial com a burguesia juntamente com a fragmentação do trabalho.

A cultura de massa influência as camadas populares por meio do rádio, televisão, jornais, revistas, etc.; desta forma a propaganda e manipuladora a favor das opiniões dos empresários e a elite usa dos seus recursos para impor as camadas populares a sua vontade ás vezes implícita e outras vezes explícita depende da situação em questão.

Existem controvérsias em relação às conseqüências geradas pela relação da cultura de massa, uns acham que ela existe até amplia e divulga a cultura erudita, música clássica, arte, etc.
Mas e claro e indiscutível o papel da cultura como a manipulação, alienação das camadas populares.

O filósofo Frankfurtianos diz: “Os meios de comunicação de massa são o oposto da obra de pensamento, que é a obra cultural ela leva a pensar, a ver, a refletir”... "Pensar e refletir e o contrário de obedecer.”...

A cultura de massa nos permite pelos meios de comunicação conhecer o mundo sem sair de casa mesmo sendo na sua maior parte pelo ponto de vista manipulador da elite ou por alguns grupos de interesse em questão, a tecnologia como o telefone e a internet onde podemos conversar com pessoas de localidades distantes fazer pesquisas sobre diferentes assuntos e curiosidades sem sair de casa.

A cultura de massa ajuda e corrompe a população leiga e desinformada que necessita refletir e questionar sobre o que ouve, lê e vê diariamente ela e positiva ou negativa de acordo do ângulo do observador.  

                 
  INFORMAR, DISCUTIR E CRIAR NA SALA DE AULA.

Na sociedade em que vivemos existem mil e uma teorias de como devemos exercer a nossa práxis e uma delas e levar ao educando momentos que o levem a uma reflexão e para que isso aconteça é necessário que o educador leve a informação como ponto de partida para uma discussão e daí a sua própria criação de conceitos e princípios relacionados com o fato em questão.

Nas Relações Culturais e Luiz Milanesi caracterizam como verdadeiro o centro cultural na conjugação de três verbos desses verbos, vamos por partes; O que é informar, discutir e criar?
Informar e apresentar informação diversa manter o educando que é o nosso caso na formação de pedagogos e ela acontece de varias maneiras na biblioteca, internet entre outros.

Discutir e quando o educador, por meio da informação cria situações de debate, onde haja a reflexão, críticidade mediada pelo educador.

Para que haja a efetiva qualidade na transformação deste educando e necessário estímulos que desenvolvam sua criatividade com aulas práticas que levem o educando a sentir, pensar e construir que aguçam sua criatividade.