RESUMO

Nas academias de ginásticas, consegue-se visualizar como o individuo procura ter o corpo “perfeito” para chamar atenção, ou para facilidade de integrar – se na sociedade. Assim, apresente pesquisa tem como tema cultura corporal. A influência midiática pode “impor” padrões corporais que interferem, negativamente, na imagem corporal dos indivíduos.Partindo deste pressuposto levantou-se o seguinte problema: de que forma a mídia influencia as academias para abusca do corpo perfeito?O objetivo geraldeste trabalho consistiu em compreender melhor sobre a cultura corporal e a influência da mídia nas academias em busca do corpo perfeito. Em especifico buscou-se apresentar definições de cultura corporal, verificar o papel do Profissional de Educação Física como mediador da cultura corporal, identificarqual o papel que a mídia exerce sobre as academias em busca do corpo perfeito. Este trabalho justifica-se pela necessidade pontuar a influência das várias mídias na imagem corporal dos indivíduos que freqüentam academia. A forma de pesquisa utilizada neste estudo foi a pesquisa teórica consistente na revisão bibliográfica, de dados secundários, livros e artigos publicados tendo em vista uma literatura disponível, sendo encontradas publicações em torno do assunto da presente pesquisa. Importante destacar que a opção por análise de artigos online se deu por perceber que esses estão mais atualizados sobre o tema em discussão. Após análise dos trabalhos publicados. Todos os autores referenciados nesta pesquisa foram unânimes em afirmar que a mídia é mediadora dos padrões de comportamentos tantos femininos como os masculinos. De acordo com os objetivos propostos nesta pesquisa e com os autores citados nesse estudo, fica evidenciado que alcançar o ideal de beleza virou uma corrida pelo tempo, onde pode fazer de tudo para alcançar a perfeição, gerando conseqüências psicológicas nas pessoas e doenças. Deste modo, mulheres e homens absorvem muitas informações vindas de todos os lados, revistas, jornais, televisão, redes sociais entre outras, que mostram corpos lindos e formas perfeitas comprovando assim a influência da mídia nas academias.

Palavras-chave:Academia.Cultura corporal.Corpo perfeito. Influência da Mídia.

1INTRODUÇÃO

Nota-se atualmente que os veículos de comunicação tornaram-se uma mediadora entre as pessoas e a sociedade no que diz respeito ao consumo de produtosanunciados por ela.

Os meios de comunicação, também conhecida por “Mídia”intermediária entre a sociedade e o indivíduo e produz conceitos com relação a consumo de produtos, roupas, na escolha por atividades, na forma de agir e se vestir, levando informações na construção de padrões corporais e do apelo envolvido para aquisição da boa forma através dos exercícios físicos e dos benefícios sobrevindos com a prática(PATRÍCIO,2012).

O desenvolvimento tecnológico e científico provoca uma grande mudança na sociedade, pois vive-sehoje na era do conhecimento, que se caracteriza pela rapidez de informações e por transformações que se processam com imensa velocidade. As informações chegam às pessoas através de diferentes veículos, com as mais diferentes linguagens como: televisão, cinema, jornal, rádio, revistas, outdoor, propaganda, anúncios em sites na Internet, e outros(ECO,2004).

 Patrício (2012) afirma queo conhecimento é rápido e o que é verdade agora talvez daqui a pouco não seja mais. Dessa forma a televisão bem como a internet, torna-se expressões significantes para o mundo moderno, por ser hoje de fácil acesso pela grande maioria da população,chegando aos lares com um atrativo que é a informação veloz, seduzindo todas as idades, preparadas ou não para receber as mensagens que apelam para o consumo de produtos. As imagens dos apresentadores e o glamour dos programas entre eles: jornais, novelas, programas sobre esportes entre outros, envolvem passivamente o telespectador.

Os veículos de comunicaçãotambém são considerados uma indústria - a indústria midiática que produz e veicula símbolos e significados dentro de uma sociedade moderna, onde a cultura é modificada em mercadoria, disponibilizados pelos meios de comunicação e consumida pela população. E com a grande modernização da tecnologia de informação produz uma cultura midiática influenciada pela indústria cultural(KELLNER,2006).

Os meios de comunicaçãoe a indústria do cuidado excessivo do corpo(corpolatria) produzem um discurso que diz o tempo todo que beleza, saúde, potência, sedução e sucesso são indissociáveis e que não se pode jamais viver sem esses elementos.Deste modo, cuidar do corpo em si, garante eles, é necessário ao bem-estar e à felicidade. Ser jovem, saber dançar os ritmos da moda, vestir-se bem, freqüentar academias são algumassugestões que estão sendo infiltrados na organização da sociedade. Observa-se na contemporaneidade, uma grande preocupação com a busca do corpo ideal socialmente imposto(CATTANI,CASTRO,2003).

Goldenberg (2002), em uma coletânea de artigos de antropólogos sobre os excessos cometidos para atingir a beleza física, mostra esta idolatria ao corpo, esta corpolatria, relatando casos de usos de drogas anabolizantes, excessivas cirurgias plásticas e outros meios para atingir tal objetivo entre os jovens.

Os veículos de comunicaçãoestãoinseridas no campo da educação física e exerce grande influência, talvez o de maior destaque seja o que se refere ao discurso sobre os benefícios do exercício físico para a promoção e manutenção da saúde, aproveitando-se da possibilidade de mercadorização que podem advir com esta simbólica venda de saúde e melhor qualidade de vida por meio do exercício físico(BETTI,2003).

 Para o autor Betti(2003),esta procura pelo corpo ideal está cada vez mais acabando a capacidade crítica em perda dos padrões corporais determinados. Tornou-se comum a beleza ser adquirida a qualquer preço. Observa-se a influência das mídias e concluiu-se que a televisão é o meio mais difundido na atualidade.

A mídiatraz o que há de novo no mercado para diversas áreas, para as praticas esportivas, atividade em academias ou clubes, na suplementação, nas roupas e calçados, para estética no cuidado da aparência (cabelos, rosto, corpo), os diversos tipos de atividades físicas, informações sobre alimentação e benefícios dos exercícios físicos e tudo que possa satisfazer seus desejos e necessidades(PIRES,2002).

Deum modo geral, influencia a sociedade, a partir do processo das multimediações. As pessoas são motivadas e influenciadas para muitas coisas, e a busca de corpos bonitos está entre elas.Deste modo elas partem em busca de seus objetivos, correndo riscos, inclusive de morte.Em suas ações publicitárias,elatem o poder de determinar o consumo de uma imagem ideal, socialmente reconhecida e aceita e que satisfaçam  o sistema econômico.Portanto, percebe-se que a busca pelo corpo “perfeito” está muito relacionada com a visão que a mídia repassa. Os freqüentadores de academiabuscam um corpo ideal, saúde e bem estar(SWAIN,2001).

É possível compreender como a cultura do corpo vira espetáculo e passa a ocupar espaço de destaque nas programações e outros órgãos da mídia, assim como no cotidiano de diferentes classes sociais. A realidade midiática se destaca na forma de um personagem em uma comunicação que não faz perguntas, mas apenas dá respostas.

Este estudo tem enquanto relevância social,o intuito de compreender acerca da influência da mídia na cultura corporal, sobretudo no que concerne a busca pelo corpo perfeito, pois a mídia age como a nova criadora do valor, ela apresenta o modelo de homem e de mulher por meiode comunicação. Hoje em dia, os programas de televisão, desde um telejornal, passando por programas esportivos e propagandas, estão repletos de apelos pela boa forma.

Entretanto, quanto a relevância científica, este trabalho busca contribuir para a produção de material científico, para que possa ser utilizado para demais pesquisa, e buscar conscientizar os estudante/futuros profissionais para a importância da pesquisa científica tanto para a sociedade quanto para o crescimento profissional e pessoal.

Devido á crescente expansão de informações geradas pela mídia e sua relação com aspectos relacionados à saúde, exercício físico e a preocupação com a estética corporal, o trabalho justifica-se pela necessidade pontuar a influência das várias mídias na imagem corporal do indivíduo que freqüentam academia

A percepção da imagem corporal é influenciada por componentes físicos, psicológicos, emocionais, sociais, sendo assim, a busca constante por um padrão ideal de corpo, associada à felicidade, são as principais causas de alterações da percepção da imagem corporal (NASCIMENTO et al, 2004)”.Já que “vivemos a cultura da imagem, da pose e da beleza como uma forma de manter saúde, alegria e bem-estar” (SLOMKA, 2006, p. 10). Nesse sentido, os jovens buscam o corpo ideal, atribuindo sua felicidade ao próprio corpo, e correm atrás desse “corpo perfeito”.

Diante desses apontamentos tornou-se relevante esta pesquisa. Partindo deste pressuposto levantou-se o seguinte problema: de que forma a mídia influenciaas academiaspara abusca do corpo perfeito?

O objetivo geral dopresente trabalho consistiu em compreender melhor sobre a cultura corporal ea influência da mídia nas academias em busca do corpo perfeito. Dentre os objetivos específicos este estudo procurou: apresentar definições de cultura corporal,verificar o papel do Profissional de Educação Física como mediador da cultura corporal,identificar  qual o papel que a mídia exerce sobre as academias em busca do corpo perfeito.

Como hipótesedeste estudo dispõe que: a mídia exerce poderosa influência sobreas academias na busca do corpo perfeito, promovendo assim uma maior acessibilidade e intensidade de freqüência para obtenção de um corpo perfeito.

Divide-se este estudo em três capítulos, sendo que o primeiro apresenta a  Fundamentação Teórica. No segundo apresenta a metodologia utilizada no estudo , bem como os resultados e discussão.E por último, tem-se as considerações finais da pesquisa.