Quem está pensando que a lasanha é um prato recente, se engana. Na verdade, a tradição dessa deliciosa fórmula possui suas origens nada mais, nada menos que na época da antiga península itálica. É óbvio que, naquele período a lasanha não era igual a que nós a conhecemos agora, porém consistia em umas fatias de massa, divididos em quadrados, cozidos em uma panela e comidos com legumes e queijo.

Durante vários séculos a lasanha continuou sendo realizada desta maneira, e vinha sendo denominada pelo povo romano de “lasana” ou “lasanum”, que em latim representa “vaso, recipiente”. Isto mais ou menos até o século quatorze. Francesco Zambrini, um conhecedor do século XIX, descobriu receitas de lasanhas antigas nas quais a lasanha vinha sendo postas em tiras ou poderia ser permanecida intacta, tendo várias camadas recheadas de queijo.

Após esta invenção, Zambrini publicou a receita em um livro de pratos de comidas e, graças a ele, desde então a lasanha foi realizada sempre conforme a conhecemos hoje em dia, em camadas. Com o passar dos dias, a lasanha tranformou-se em um prato bastante famoso e amado no mundo todo, graças a diversos bares de Bolonha, os quais produziram a popular lasanha à bolonhesa e passaram a servir aos clientes no começo do século XX. Entretanto a glorificação veio em 1935, assim que o jornalista Paolo Monelli cita a comida no seu livro nomeado “Il ghiottone errante” (O glutão errante). Atualmente a lasanha pode possuir os mais infinitos tipos de recheios, desde os clássicos, até invenções caseiras.

Na rede virtual, encontramos diferentes coisas em relação à tal prato conhecido. Estórias, receitas de lasanhas, vídeos engraçados grátis explicando como executar inusitados tipos de lasanhas, dentre outros negócios. Aprenda mais deste magnífico prato italiano.