A Culinária Brasileira definitivamente é muito marcante e variada trazendo fortes influencias da cozinha africana, indígena e europeia. Algumas das técnicas de preparo de alguns alimentos são de origem indígena, sofrendo adaptações por escravos e portugueses. Eles faziam adaptações aos seus próprios pratos substituindo os ingredientes que faltassem por correspondentes locais. Um grande exemplo é a feijoada prato típico do país.

Antigamente os escravos trazidos ao Brasil, somaram à culinária elementos como o azeite de dendê e o cuscuz. Já as grandes levas de imigrantes recebidas pelo país por volta dos séculos XIX e XX, vindos em grande número da Europa, trouxeram algumas novidades ao cardápio nacional e juntamente fortaleceu o consumo de diversos ingredientes.

A tradicional alimentação diária feita três vezes ao dia, envolve o consumo de café com leite, pães, frutas, bolos e doces. No café da manhã, já o feijão com arroz no almoço, é a refeição básica e diária do brasileiro, muitas das vezes somados o macarrão, a carne, salada, batata, e como de costume no jantar sopas e várias comidas regionais. Já as bebidas destiladas foram trazidas pelos portugueses, ou a cachaça que é fabricada na própria terra, vinda da cana de açúcar.

O vinho e a cerveja também começaram a ser consumidos por fim do século XVIII e é hoje uma das bebidas mais consumidas no país e no mundo. É notório que com um país com as dimensões territoriais que o Brasil possui a diversidade de culturas alimentares é muito grande e rica, o que dizer dos hábitos culinários dos habitantes da região sul do país e os da região nordeste?

Cada qual se vale do que tem, mas existem alguns fatores que interferem significativamente nessas culturas como as condições climáticas e sócio econômicas de cada local. Em muitas regiões do nosso país não existe sequer água limpa para se cozinhar quanto mais abundância de alimentos. É uma dura realidade que assola o país com dimensões continentais como o Brasil.

A Bahia por exemplo traz em sua cultura hábitos alimentares herdados dos escravos que pra lá eram levados vindos nos navios negreiros. Vatapá, acarajé, munguzá entre outras comidas baianas na verdade são adaptações dos pratos africanos do século passado. Já na região nordeste é muito comum se comer carne de sol ou a famosa carne seca, uma espécie de carne desidratada conservada em sal justamente em razão do clima seco da região.

O sul como não poderia ser diferente sofreu muitas influencias da culinária europeia e o sudeste tem influencias de várias regiões do país uma vez que é polo da imigração de povos tanto de outros estados quanto de outros países. A diversidade fala mais alto nesta região do país com pratos de vários sabores e regiões.

Mas um caso em especial é a culinária mineira que de longe é uma das mais ricas e saborosas do país, com pratos bastante calóricos o turista que conhecer os sabores da terra mineira promete voltar com água na boca.