Não importa se o seu cabelo é liso, cacheado ou crespo, se a cor dele é natural ou tingida, se você prefere ele curto ou comprido. Independente de qualquer um desses fatores, sonhar com cabelos bonitos é comum a todas as mulheres. A boa notícia é que existem alguns cuidados que todas nós podemos tomar para manter as madeixas saudáveis e conseqüentemente mais bonitas.

A primeira coisa que deve ser observada é o tipo de shampoo. Use o shampoo indicado para o seu tipo de cabelo, pois a fórmula dele é apropriada para as características dos seus fios. Só para ter uma idéia, se você tem cabelos oleosos e usa um shampoo para cabelos cacheados que é rico em substâncias hidratantes, isso vai provocar excesso de oleosidade no seu couro cabeludo. Então já dá pra perceber que o melhor é não arriscar. Se estiver na dúvida quanto ao seu tipo de cabelo, não esqueça de fazer essa pergunta ao seu cabeleireiro em sua próxima visita ao salão.

Por falar em cabeleireiro, lembre-se de visitá-lo a cada dois meses. Essa é a periodicidade com que as pontas devem ser cortadas, pois elas ressecam facilmente e as terríveis pontas duplas aparecem. Se você deixar, as pontinhas vão se abrindo e avançando ao longo do fio, deixando-os quebradiços. Melhor cortar um pouquinho a cada dois meses que ter que sacrificar bem mais o comprimento para reparar o estrago.

Na hora de lavar, espalhe o shampoo nas palmas das mãos e massageie o couro cabeludo. Isso ativa a circulação sanguínea nessa região e promove a liberação da oleosidade natural. Aplique também no comprimento, fazendo movimentos suaves, e nunca esfregue os cabelos, porque isso quebra os fios.

Hidratação é a dica de ouro. Todo cabelo precisa dela, e os cabelos secos não podem viver sem. Basta hidratar a cada 15 dias, e existem até hidratações que podem ser aplicadas em casa mesmo. Aplique após o shampoo, tomando o cuidado de começar a uma distância de dois dedos da raiz. Deixe agir durante o tempo indicado na embalagem e enxagüe em seguida até remover todo o produto. Use um condicionador depois, também evitando a raiz. Por fim, enxagüe até perceber que tudo foi removido, porque resíduos de condicionar deixam os fios pesados e opacos. Nunca lave os cabelos com água quente, ela abre as escamas. E uma vez por semana use um shampoo anti-resíduos.

Ao secar as madeixas, prefira toalhas de microfibra, que absorvem melhor a umidade. Não esfregue os fios, seque-os apertando de leve com a toalha. Se for usar secador, mantenha-o a uma distância de 10 cm. Quem tem cabelos cacheados deve dar preferência ao disfusor na hora de secar. Nunca use chapinha ou babyliss com os cabelos molhados, para não queimar os fios. E lembre-se sempre de aplicar um protetor térmico antes de expor seus cabelos a altas temperaturas.

Viu só como não é difícil ter cabelos saudáveis e lindos? Não há dúvidas de que o significado do sonho de ter madeixas sedosas e brilhantes é muito grande para as mulheres, e perto dele esses cuidados são muito fáceis de serem seguidos. Anote as dicas e prepara-se para se surpreender com o cabelo maravilhoso que você terá depois que começar a colocá-las em prática.