O treinamento físico é muito influenciado pelas condições ambientais, portanto, não é muito bem informado como se exercitar no verão e no inverno.

Para que a formação seja adequada e segura, mesmo nos meses mais frios do ano, é essencial considerar alguns cuidados básicos.

O clima tem um efeito significativo sobre o consumo de energia e os efeitos do exercício no corpo, portanto, para treinar no inverno, você precisa tomar algumas precauções.

Primeiro, temos que entender que ao nosso corpo vai lhe custar muito mais atingir uma temperatura corporal adequada, especialmente se você exercitar ao ar livre.

Por conseguinte, a etapa de aquecimento é particularmente necessária, e o tempo da mesma, pois é necessário mais minutos para o corpo conseguir a temperatura ótima e, não trabalhar "a frio" um treinamento completo de halteres.

Por outro lado, pode ser de grande ajuda encontrar os horários de pico de luz solar que nos protegem mais, se correr ao ar livre, mesmo que seja numa passadeira de corrida, deste modo, os músculos se aquecem adequadamente.

Mesmo no frio os músculos provocam contrações involuntárias do nosso corpo para conseguir uma melhor temperatura, e isso faz a necessidade de um adequado alongamento no final do treino para evitar a rigidez dos músculos, que são o resultado de nosso treinamento.

Além disso, a hora mais baixa de luz solar e temperaturas mais baixas, reduzir o nosso ritmo de intensidade, pode afetar o desejo de exercer no inverno.

Para isso, nada melhor que entender que o exercício promove a liberação de endorfinas em nosso corpo que aumentam o bem estar geral.

Os exercícios fortalecem o nosso sistema imunológico e até mesmo com o frio, um bom agasalho pode ser uma grande ajuda para nos proteger de um resfriado.

Finalmente, é importante consumir quantidades adequadas de calorias pois o organismo que trabalha mais para manter a temperatura do corpo, pode queimar mais calorias, e se você não tem substratos de alimentos suficientes, a crescimento não dá os resultados esperados e pode em breve manifestar fadiga

Com estas precauções em mente, o treinamento no frio não será um problema, mas, pelo contrário, um habito mais agradável para passar os meses de inverno e se divertir.