No decorrer de sua carreira profissional, o psicólogo se depara com certas ocasiões em que o mesmo precisa agir com bastante cautela, e tomado por um fazer adequado com os padrões éticos que sua a sua profissão determina.

Dessa forma, não há como omitir a importância e eficácia dos conhecimentos e práticas das quais a psicologia dispõe, buscando a qualidade com melhoria dos interesses individuais e sociais.

Retomando sobre a delicadeza de seu trabalho, é necessário reforçar que se deve agir com justiça, ainda que a atitude tomada não satisfatória para membros do ciclo, este profissional deverá ser correto e justo em seus diagnósticos, valorizando o poder que tem, e a confiança nele depositada, pois as práticas psicológicas e os profissionais deste ramo obtêm informações mais detalhada a cerca dos indivíduos, objetivando ajudar na tomada de decisões que implicam no bem estar geral. Porém, não deve ser ignorado o quão complexo essas situações podem ser, estando sujeitos a erros, e consequentemente, com “argumentos” para causar injustiças e ferir o direito das pessoas. Principalmente por este motivo, a ética precisa ser mantida presente em seu fazer profissional.