Separamos alguns cuidados com a pele que auxiliam na hora de se maquiar!

Cuidados com a pele é um dos pontos mais importantes para construir uma imagem perfeita! Pois qual mulher não quer aquela maquiagem bem feita, com cara de “acordei linda”, não é mesmo? Porém, isso não depende apenas da maquiagem; claro que a saúde da pele conta muito nessa hora, mas existem alguns cuidados com a pele, antes e durante o ato de se maquiar, que ajudam dar um efeito natural e com aquela cara de que você não se esforçou muito para ficar bem maquiada. Por isso preparamos 5 dicas de pele para construir uma maquiagem duradoura, com aspecto natural e que você consegue fazer bem rapidinho!

  1. Limpeza: uma das coisas mais importantes nos cuidados com a pele e para uma maquiagem perfeita é a higiene da pele. Uma pele limpa tem probabilidade de segurar a maquiagem por mais tempo e permitir que os produtos se adequem O ideal é que no rosto sejam utilizados produtos específicos para retirar a maquiagem e toda sorte de impurezas, para desobstruir os poros, e logo após; lavar o rosto! Pois estes produtos também são fórmulas químicas. Outro ponto importante é jamais dormir com maquiagem no rosto, pois desta forma os poros tendem a obstruir e aumentar a oleosidade, deixando a pele do rosto com aquela aparência de “casca de laranja”. Então, a dica é sempre que chegar em casa, retirar toda a maquiagem e lavar o rosto, de preferência com sabonete específico para a pele, passando para um outro passo imprescindível, que é a hidratação.
  1. Hidratação – Passo imprescindível para uma pele macia e iluminada, até mesmo para peles oleosas (neste caso usando um hidratante específico). A pele tende a sugar água dos produtos que lhe são aplicados, porém quando está bem hidratada, os produtos se espalham melhor e a pele não corre o risco de ficar com aquela impressão de “cimento quebrado”, especialmente nas linhas de expressão. E a área abaixo dos olhos, quanto mais receber hidratação, menos às olheiras são visíveis. Mas se você não puder investir num bom hidratante, uma boa dica de uso é o óleo de côco, que além de ser barato e natural, pode ser usado em toda a pele do rosto (antes de dormir e com a pele devidamente limpa), na área das olheiras então, ele “super” hidrata, amenizando a tonalidade arroxeada. No dia seguinte ela vai estar com aparência bem melhor, pode acreditar!
  2. Escolha correta dos produtos: não adianta usarmos hidrante para pele oleosa em pele seca, posso ter um efeito totalmente contrário do esperado. O ideal é usar produtos específicos para o tipo de pele (hidratantes, bases, corretivos) e para isso é necessário identificar-lhe o tipo e investir em produtos certos. Nas peles mais oleosas é legal usar hidratante oil free (livre de óleo), gel ou mousse (que são mais fáceis de serem absorvidos). Bases de efeito matte são as melhores nesse caso, de preferência em mousse ou mais cremosa. Mas antes de tudo isso, um tônico adstringente e um bom primer, ajuda muito segurar a oleosidade e manter a maquiagem intacta por mais tempo. Nas peles mais secas, não se pode economizar na hidratação. Mesmo que bases liquídas e de acabamento acetinado sejam as melhores (até mesmo para disfarçar linhas de expressão), nós amamos um efeito matte né? :D, nesse caso, pode-se misturar um pouco de hidratante com a base e passar no rosto, vai cobrir bem e hidratar um pouco mais.
  3. Uso de primer: Muita gente ainda não tem o costume de usar primer, mas é um item essencial para o rosto. A principal função do primer é preparar a pele para receber a base e o restante dos produtos, porém há no mercado primers que agregam vários tipos de funções como dar um efeito matte e até amenizar linhas de expressão. De fato, o primer auxilia muito na hora de espalhar a base no rosto, pois ele forma uma camada fina uniformizando os poros. Essa propriedade além de proporcionar um acabamento mais profissional na maquiagem, ainda ajuda segurá-la por muito mais tempo.
  4. Corretivos: os corretivos quando utilizados de forma correta, ajudam na cobertura de manchas, olheiras e sinais. Em peles oleosas o ideal é usar corretivos mais cremosos, já nas peles mais secas os líquidos ajudam até na hidratação. A forma de aplicar o corretivo também influencia no acabamento da maquiagem, em áreas mais oleosas é interessante aplicar com pincéis e espalhar com esponjinhas, para que a oleosidade dos dedos não passe para a pele. Nas peles secas, batidinhas com os dedos são mais eficazes.

Claro que existem muitas coisas que auxiliam a maquiagem (trataremos em posts futuros), porém estas dicas simples irão ajudar o rosto parecer mais natural e ainda ficar maquiado até o fim do dia (oba!!). Lembrando os cuidados com a pele são essenciais para uma pele bonita e saudável e que o menos é mais, neste caso! :D