Qualquer alteração na voz, nós costumamos chamar de rouquidão. Na maioria das vezes, costuma ser um problema passageiro, que pode estar ligado a infecções da laringe. No entanto, ela pode ser classificada como crônica, quando ultrapassa 15 dias, ou aguda quando é de curta duração.

 

A rouquidão costuma-se dividir em dois grupos: orgânicas e funcionais. O segundo caso é o mais comum, pois ela é causada pelo próprio uso da voz, como por exemplo, em profissões que exijam muito da mesma. Esse é o caso de professores, cantores, imitadores, etc. Acontece também pela má formação da laringe, dificultando a produção de sons, alterando a fala, deglutição e respiração. Nesse grupo não é encontrado nas cordas vocais, nenhuma doença.

 

No grupo das causas orgânicas há algumas alterações como tumores benignos, pólipos, nódulos, que também podem ser originários do mau uso da voz. Encontramos também, cistos com líquido no seu interior, como se fossem pequenas bolsas, também benignos.

 

O inchaço das cordas vocais, provocadas pelo fumo, costuma aparecer principalmente em mulheres fumantes.

 

Tumores com aspecto de couve flor, também podem causar rouquidão. Estes são chamados de papilomas.


Quando a rouquidão vem acompanhada de tosse e coriza, geralmente é proveniente de gripe que depois de tratada, desaparece por completo.


Quanto aos nódulos, devem ser sempre investigados, para que não tomem grandes proporções. Tudo o que é tratado no início, a cura é mais fácil, porém se deixarmos por muito tempo sem orientação médica, ele pode gerar complicações e muitas vezes tornar-se um problema crônico.


Para ter uma voz saudável devemos ficar atentos a pequenos cuidados: moderar o café, bebidas alcoólicas, a automedicação, evitar ambientes poluídos e procurar manter a voz, numa altura normal evitando gritos ou mesmo falar muito alto.


Como estamos vivendo uma época de muita poluição, beber muita água é um dos melhores hábitos que devemos adquirir, pois além de limpar a garganta, ajuda na digestão e no bom funcionamento do intestino. 


Em busca da dieta ideal? Maxburn pode ser uma solução compatível com você.