Cachorro transformado em tigreCom o intuito de destacar o seu melhor amigo para parentes, amigos e vizinhos, muitos tutores transformam a aparência do seu cão utilizando tinturas e tosagens diferenciadas. Alguns poodles são tingidos de rosa, outros ficam com aparência de leão, tigre ou panda e muitos ganham cores berrantes, que chamam a atenção de todos os pedestres por onde passeiam. Atualmente, existem estilistas especializados neste tipo de estética, onde foram criados até desfiles de moda para escolher o modelo mais fashion entre os candidatos caninos. Esta atitude gera muita polêmica no universo pet, já que muitos criadores se posicionam contra e outros cada vez mais, tentam montar looks exuberantes para expor o seu animal.

O lado psicológico do cão tem que ser muito analisado, já que muitos nem percebem o que aconteceu no visual deles, mas outros conseguem captar os olhares de curiosidade da multidão. O dono deve ficar atento se o cachorro aceita estas mudanças ou fica inquieto toda vez que vai ao estilista ou recebe uma pintura nova para alterar a cor dos seus pêlos. Caso ele rejeitar qualquer tipo de aplicação, o dono não deve insistir neste procedimento, pois corre o risco de transformar um animal dócil e brincalhão num ser agressivo e estressado. A ideia é dar tempo ao tempo, até o pet se acostumar com estas modificações, pois ele entenderá que este comportamento será uma rotina em sua vida. 

RECOMENDAÇÕES: Tingir o cão requer muitos cuidados específicos, pois dependendo do produto pode trazer danos letais a longo prazo. Qualquer tintura utilizada em cabelos humanos ou corantes deve ser completamente abolida, pois além de poder provocar reações alérgicas e intoxicação prejudica os olhos do animal. O tutor deve procurar o seu veterinário de confiança, que irá passar as marcas das tintas específicas para este procedimento, que são vendidas nos pets shop. O trabalho estético também necessita de uma técnica muito especial, pois o profissional avalia o tipo de pelagem e possui equipamentos de proteção aos olhos e outros orifícios do corpo. A forma mais correta é pincelar o produto na parte traseira da coxa aguardando a fixação por 24 horas. Caso for verificada nenhuma reação estranha, a alteração no visual do seu melhor amigo está liberada.