Criar coelhos

Um dos principais símbolos da Páscoa (marca a ressurreição de Cristo), os coelhos são animais fofos, peludos, dóceis, silenciosos e extremamente apaixonantes. Apesar de serem ótimas companhias, eles tomam muito tempo e o seu tutor terá que cumprir uma série de tarefas diárias para tratar este pet com mais eficiência. Os cuidados básicos são: limpar comedouros e bebedouros, higienizar a gaiola ou cercado, trocar litter do WC, providenciar feno, água, ração e legumes frescos e exercitar o animal pelo período mínimo de 2 horas diárias. Um fato bastante corriqueiro e lamentável é o registro de inúmeros coelhos que são largados em abrigos ou abandonados em mata ou jardins.

Especialistas recomendam muita reflexão e auto-análise antes de adquirir este mamífero da família dos roedores, pois a paciência e a disponibilidade são as principais virtudes para se alcançar muito sucesso neste tipo de criação. O lindo aspecto visual e a tranqüilidade deste pet não devem servir de parâmetro para a compra do filhote. Pessoas que passam por momentos de divórcio, possuem um recém-nascido em casa, cumprem periodicamente horas extras no trabalho, costumam viajar com certa frequência ou se sentem demasiadamente cansadas, devem abortar esta opção. Também têm que ser levado na ponta do lápis, os custos com veterinário, alimentação e vacinação.

Ambientação Saudável: Para ser bem criado, o coelho necessita manter o seu corpo em constante atividade necessitando de um bom espaço para correr e brincar com os seus acessórios pets específicos. Como adora roer, o dono têm que tomar muito cuidado com plantas tóxicas, fios elétricos desencapados, desinfetantes e raticidas. O dormitório deste pet deve estar completamente adequado às intempéries do tempo, pois temperaturas extremas podem causar a morte súbita do animal. Nunca deixe o seu filho pequeno pegar o coelho de qualquer jeito, pois ele pode sofrer mordidas e arranhões. Como são altamente reprodutivos, os veterinários recomendam as intervenções de castração e esterilização.