Uma das preocupações daqueles que adquirem um novo animal de estimação, sobretudo os cachorros, é a forma como vão educá-los na chegada ao novo lar. Este artigo, baseado naquilo que veterinárias dão como instruções para donos de pet de primeira viagem, elencará algumas ideias interessantes para tornar mais fácil essa adaptação ao novo lar.

Antes de tudo você tem de ensinar o cãozinho a "não sujar a casa". Com paciência, especialmente durante os primeiros dias de sua estada em casa, realmente não é difícil acostumá-lo a fazer as necessidades fora; e isto não constitui um segredo, como muitas pessoas pensam. O cachorro é de natureza um animal limpo, não suja o próprio leito. Se ele dejeta em casa é porque ninguém o educou para distinguir entre a grama e um tapete persa, e ele ainda não consegue controlar direitinho os seus músculos.

Se você mora em casa térrea ou sobrado, é relativamente fácil acostumá-lo a preservar limpos soalhos e tapetes. A maneira é a seguinte: escolha um lugar apropriado no quintal; leve-o para lá imediatamente depois das refeições e logo que ele acorda, seja de manhã ou a qualquer hora de repouso.

No início desse aprendizado, que se divide em duas partes, ele deve compreender por que caminhar tanto quando poderia aliviar-se logo. Na primeira, leve-o para fora nos momentos citados anteriormente, os quais, aliás, você pode e deve antecipar; e na segunda ensine-o a anunciar os seus desejos, para que ele tenha tempo de correr até o jardim. Quanto mais você se dedicar a estes ensinamentos nos primeiros dias, mais rapidamente conseguirá o resultado almejado. Nada pode acontecer enquanto ele dorme ou descansa deitado. Mas quando perceber que ele se levanta e demonstra certa inquietude, correndo para lá e para cá, focinhando e procurando alguma coisa, é hora de levá-lo para o lugar escolhido no quintal. Uma vez aliviado, elogie-o desmedidamente, como se ele tivesse realizado uma façanha extraordinária. Demonstre-lhe, com palavras e carícias, sua grande satisfação para com ele e dê-lhe um petisco. Da sua atenção nos primeiros dias e da sua compreensão depende o sucesso deste trabalho habituar este pequeno ser, contra todas as leis da natureza, a fazer no jardim o que não deve fazer em casa.

Observando estes aspectos,você começará a educar bem seu cachorrinho e será bem mais fácil você levá-lo também nas viagens de carro ou até mesmo quando for levá-lo na veterinária como nas brincadeiras deste site de jogos da Barbie.