CUIDADO... FRÁGIL!

 

Agora sim começamos o ano letivo. Muitas crianças estão entrando, pela primeira vez, em contato com a ESCOLA. Esse novo espaço desconhecido, intrigante e porque não dizer, assustador! Tudo é diferente do que conhecia até então. A adaptação à escola além de ser um processo contínuo de mudança, crescimento, desenvolvimento e amadurecimento, constitui-se numa experiência nova, que envolve a entrada em outro universo social, e a dolorosa separação da família. É nesse momento que a criança depara-se com duas conquistas fundamentais: a independência e a autonomia. Como é difícil lidar com a insegurança e o medo do novo!

Se nos colocarmos em seu lugar poderemos aquilatar a grandiosidade e a importância desse momento especial, único e marcante da sua vida.  Ao longo de toda nossa história, vivenciamos situações de adaptação, da própria vida bem como aquelas resultantes dos desafios que cada um coloca para si. Imagine-se chegando a um país que nunca ouviu falar. Tuvalu. Conhece? Pois então, é um Estado da Polinésia formado por um grupo de nove ilhas, localizado no sul do oceano pacífico, entre a Austrália e o Havaí e é considerada a quarta menor nação do mundo. Lá não há estações de TV. As principais notícias chegam através de um jornal quinzenal, ou através de estações de rádio do governo. Quase não existem veículos e não existem aeroportos, mas apenas uma pista de pouso na capital para pequenos aviões. Como seria nossa adaptação a essa realidade, tão diferente da nossa?! Precisariamos, sem dúvida, de um tempo, em que a observação seria fundamental, para captarmos as informações necessárias , de modo a sobreviver, e também equilibrar nossas emoções. Quais os costumes? Comidas? Roupas? Clima? E após esse periodo, estaríamos ou não, acomodados e prontos a conviver com sua geografia e seus habitantes.

Consideramos o ingresso da criança à escola, muito parecido com este fato. Vários sentimentos surgem ao mesmo tempo: alegria, tristeza, dúvida, medo, insegurança, ansiedade, etc. No entanto é importante registrar que este tempo de adaptação varia de acordo com a realidade pessoal de cada criança e do trabalho realizado pela escola e a família. Algumas crianças passam por esse período com tranquilidade, outras apresentam choro, recusa em ficar, sintomas psicossomáticos, comportamentos regressivos ou de agressividade. O certo é que a maneira como os pais vivenciam essa adaptação, repercute diretamente no comportamento da criança e por isso, devem estar atentos a alguns cuidados: Conversar com a criança sobre a ida à escola, jamais dizendo: “você não vai chorar!” (choro = sofrimento); Se possível, ficar na escola mediando essa adaptação, de modo a proporcionar à criança, uma sensação de proteção e segurança; Nunca sair escondido (confiança); Permitir que a criança leve alguns objetos pessoais (boneca, carrinho, mochila) para a escola, pois representam um elo com a casa (segurança). E o mais importante, respeitar esse tempo e os transtornos emocionais que a criança apresenta, tais como; choro, agressividade, teimosia, porque é a forma dela expressar o turbilhão de sentimentos e emoções que está sentindo.

 Quanto a Tuvulu é a primeira vítima mundial das conseqüências do aquecimento climático global. A elevação do nível do mar está fazendo sumir, tornando submerso todo o grupo insular que possui uma área de 26 km².  Vai entrar para a história como uma Atlântida dos tempos modernos. Pelos dados do Earth Policy Institute o nível do mar subiu nada menos de 30 centímetros nos últimos cem anos.  A situação em Tuvalu tem se agravado a cada dia com as inundações que estão tornando praticamente impossível a produção de alimentos e a obtenção de água potável. A partir desse ano será iniciada a evacuação de toda a população de 9 mil pessoas, que serão recebidas pela Nova Zelândia. Provavelmente nunca irei conhecer.