Leitores. A expressão "Cuidado com o andor que o santo é de barro" provavelmente teria nascido da preocupação de padres com a imagem de santos em procissões. As imagens são muito frágeis, são carregadas por quatro ou mais pessoas, sendo que todas dão equilíbrio ao andor, tem certa logica acreditar que algum padre tenha gritado a frase quando alguns fiéis quiseram apressar os passos ou mesmo se desequilibrarem durante uma procissão, nos dias de hoje, a frase é usada em sua forma reduzida "Cuidado com o andor"

Mas o que isso tem a ver com gestores e chefes?

Tudo. Muitas pessoas pensam que ser Chefe é apenas sentar em uma cadeira com encosto alto e ficar dando ordens aos subordinados, são pessoas que se destacaram porque tem boas ideias e são competentes naquilo que fazem sabem planejar, organizar, coordenar, controlar e corrigir, por essas qualidades assumem um posto na hierarquia das empresas.

Porém quando chegam lá muitos pensam que não tem nada a aprender com sua equipe e tentam comanda-los através de gritos, agem como se as pessoas fossem apenas mais um recurso material ou um robô sofisticado, não motivam sua equipe e tão pouco comemoram as vitorias com sua equipe. Apenas ele é o centro das atenções! Apenas faz uso da primeira pessoa do singular o "eu" parecem que não são mais humanos.

Quais atitudes devem estar presentes nesses chefes para que eles se tornem "GESTORES"?

1. O gestor deve pensar e falar na primeira pessoa do plural o "nós";

2. Deve ser inflexível quanto aos objetivos, mas flexível quanto aos meios;

3. Deve ter noção que a sua equipe é composta por seres humanos com qualidades e defeitos;

4. Os verdadeiros gestores constroem e melhoram pessoas, sabem motiva-las e comemoram as pequenas e grandes conquistas com elas;

5. Devem saber cativar as pessoas pelo comportamento e pela ética

Você deve estar se perguntado e o Andor onde fica nessa historia?

Vamos imaginar uma procissão (o dia a dia na empresa), as pessoas que dão equilíbrio ao andor (colaboradores) e o Santo (ou não!), o chefe. Se o chefe sapatear muito em cima da padiola (tabuleiro retangular usado para o transporte) sua equipe pode perder o equilíbrio, muitos até podem abandonar a "procissão", fazendo com que os objetivos não sejam atingidos ou pior pode fazer com que tudo termine em cacos, inclusive ele mesmo! Vamos refletir sobre isso!