CUIDADO COM AS FALSAS APARÊNCIAS!

Há caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte. Pv 14.12. Que caminho é este? A Bíblia não especifica. Outras traduções dizem “há um caminho”. Ficamos sem a definição perfeita de tal caminho, mas podemos imaginar alguns caminhos que podem levar à morte.

1) Ser neutro em relação à salvação. Existem muitos que dizem: “Eu não me preocupo muito com esta História de salvação. Apenas procuro fazer o bem, ser um bom filho, um bom marido, um bom pai. Ser honesto e verdadeiro... Tudo isto é muito bom, mas se não se render às evidências do amor de Deus e entregar a vida a Cristo, submisso à sua vontade e obedecendo à sua santa Palavra, nada disto adianta.

2) Ter uma religião incompleta, falsa. Existem muitos que possuem uma religião ou alguma forma de religião. Mas, dentre todas as religiões do mundo só existe uma certa – aquela que está de acordo com a Revelação de Deus e esta revelação só se encontra nos 66 livros da Bíblia Sagrada.

3) Confiar em suas obras, em seus próprios merecimentos. Há tantos que pensam estar fazendo a vontade de Deus porque fazem boas obras. Existe até uma religião falsa que afirma que “fora da caridade não há salvação”. É bom fazer caridade, é bom fazer boas obras, mas um dia alguém perguntou a Jesus: “Que faremos para executarmos as obras de Deus? Jesus respondeu, e disse-lhes: A obra de Deus é esta: Que creiais naquele que ele enviou”. Jo 6.28,29.

4) Ouvir conselhos dos ímpios. Não existem conselhos, por mais sábios e importantes que sejam, por mais intelectuais e científicos que sejam, que sobrepujem os conselhos vindos da boca do próprio Deus. Pela fé, pela revelação, pela experiência e pela testificação do Espírito Santo eu sei que esses conselhos verdadeiros e infalíveis se encontram na Bíblia. Quaisquer outros são simplesmente repetições ou imitações.

5) Falar muito da bondade e da misericórdia de Deus e esquecer-se de sua justiça. O mesmo Deus que é amor também é fogo consumidor. Preocupo-me com tantas mensagens triunfalistas, otimistas e animadoras que se pregam hoje, mas semelhante a algumas religiões orientais que deixam o ego das pessoas lá em cima, falando sempre das coisas boas e bonitas do universo, mas nunca falando da retribuição divina contra o pecado.

Moisés pensava que a atitude certa em determinado momento era matar aquele egípcio. Este, porém, não era o plano de Deus.

Saulo achava que agradar a Deus era perseguir e matar aquela nova seita que surgira em sua terra. O que ele não sabia é que não era uma seita, mas era o Caminho de Deus. Mais tarde ele mesmo teve que se render à luz alvinitente que o cegou por três dias e que lhe disse:

- Eu sou Jesus a quem tu persegues. Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões.

Observei no sertão nordestino alguns sabiás encantados com a beleza das pimentas vermelhinhas de algumas pimenteiras. Os coitadinhos desavisados comiam muitas daquelas pimentas. Daí a algum tempo as pimentas rebentavam em seus papinhos e os próprios papinhos também arrebentavam, matando as gulosas sabiás.

As pobrezinhas achavam que estavam comendo um grande repasto.

Isto acontece, metaforicamente, com muitos de nós. Deixamos de analisar, de testar, de discernir o caminho correto e entramos em veredas perigosas, tortuosas, que podem conduzir à morte.

Graças a Deus que temos a verdadeira bússola, a verdadeira âncora da alma, segura e firme e que penetra até o interior do véu.

Graças a Deus que Isaias disse que nem os loucos errarão o verdadeiro caminho (35.8).