Considerações finais: como pode ser observado, o conceito de Cross Media ainda é muito novo dentro do marketing, pois esse ainda se encontra atrelado ao conceito de marketing.

Para se estabelecer uma estratégia promocional utilizando o Cross Media, deve se ter consciência de que essa determinada promoção deverá ser segmentada para um público classe A, por estar este preparado para interagir com a proposta.

A inclusão da TV digital nesse tipo de promoção, por mais otimistas que sejam alguns profissionais de marketing, tem-se ainda a certeza dos muitos obstáculos a serem transpostos em território brasileiro. A tecnologia é cara e o povo no geral não tem renda suficiente para aquisição de um equipamento muito sofisticado, portanto, ainda será utilizado por um bom tempo processos de promoção relacionados com o mix de marketing.

Observa-se que produtos promovidos pela interatividade proposta pelo Cross Media acabam por agregar valores, conseqüentemente se tornam mais perceptivos ao consumidor, além de ampliar o universo de exposição da promoção ou evento.

Pode se considerar que o Cross Media, apesar de ser ainda uma estratégia de marketing tímida, possui uma grande possibilidade de crescer no mercado brasileiro. Atualmente, pela própria característica econômica do povo Brasileiro, ele se encontra restrita a uma classe, mas com a redução dos custos tecnológicos para a população pode se tornar um grande negócio para os profissionais da área de comunicação.

 

BIBLIOGRAFIA

COOL MAGAZINE. São Paulo: JSP, 2005.

DIZARD JR., Wilson. A nova mídia: a comunicação de massa na era da informação. 2. ed., Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000.

KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Princípios de marketing. Rio de Janeiro: Prentice-Hall, 1991.

GIACAGLIA, Maria Cecília. Organização de eventos: teoria e prática. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003.

HOYLE JR., Leonard H. Marketing de eventos: como promover com sucesso eventos, festivais, convenções e exposições. São Paulo: Atlas, 2003.

KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Princípios de marketing. Rio de Janeiro: Prentice-Hall, 1991.

MAYRINK, Robertson. Publicidade na tv digital: possibilidades e tendências. In: Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 5 a 9 de setembro de 2005, Belo Horizonte. Anais...Belo Horizonte: INTERCOM, 2005

NEGROPONTE, Nicholas. A vida digital. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

RODRIGUES, Lourdes. TV digital: mais distante do que se pensa, diz Boni. In: Gazeta Mercantil. v. 86, n. 23.426. São Paulo: JB, 04/10/2006.

SANT?ANNA, Armando. Propaganda: teoria, técnica e prática. 7. ed., São Paulo: Pioneira, 1998. (Biblioteca Primeira arte, comunicação, arquitetura e urbanismo).



CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE ? UNI-BH

PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO

ESPECIALIZAÇÃO "LATO SENSU" EM MARKETING E COMUNICAÇÃO


CROSS MEDIA: UMA NOVA FORMA DE PROMOÇÃO EM MARKETING

RICARDO SAPI

Belo Horizonte 2006