Em virtude do fato de fazerem diariamente o mesmo percurso, Roger e Karine se encontraram mais uma vez e como costumava acontecer, seguiram juntos para casa conversando animadamente.

Apesar de já terem relacionamentos duradouros com outras pessoas, ao chegarem perto da casa de Karine, alguns amigos que estavam próximos começaram a brincar que devia haver alguma coisa entre os dois, já que sempre estavam juntos e tais encontros aparentemente casuais pareciam trazer um imenso prazer para ambos. Roger não perdeu a linha e afirmou em tom premeditadamente profético que tudo já estava escrito nas estrelas e que ambos, cedo ou tarde acabariam juntos.

No outro dia, ao encontrar o amigo, Karine lhe perguntou se ele acreditava realmente naquilo que havia dito no dia anterior, de que já estava escrito no livro do destino que seus caminhos estavam fadados a se cruzarem de uma forma mais profunda. Com a pergunta, ela deixava transparecer o fato de que aquela afirmação havia lhe perturbado positivamente.

Ele, que há muito tempo sufocava seus sentimentos, percebendo que aquelas palavras ditas em tom de brincadeira haviam encontrado eco no pensamento da moça, convidou-a para entrar em um bar para tomarem um cafezinho e conversarem a respeito do assunto.

Sentados à mesa do bar, tentando parecer o mais racional possível, Roger começou dizendo que não haveria nenhuma novidade ele afirmar que sempre havia sentido uma atração física por ela, afinal tratava-se de uma mulher bonita e ainda jovem. Mas não era só isso. Ocorre que uma série de fatos terríveis que aconteceram na vida de Karine, acabaram fazendo com que ambos se aproximassem, criando entre eles uma ligação bastante estreita e forte. Afinal, em todos os momentos cruciais em que ela parecia estar prestes a sucumbir diante das circunstâncias negativas que haviam acontecido em sua vida, ele sempre tinha uma palavra de alento para tentar levantar sua autoestima e fazer com que ela não desistisse de lutar.

Durante aquela época, apesar de parecer que o mundo de Karine iria desmoronar, ela demonstrou ser uma pessoa forte e corajosa, sempre conseguindo se recuperar e continuar a sua luta. Claro que sempre auxiliada pelas palavras de conforto e de ânimo que ele lhe dizia nas longas conversas que tinham, muitas vezes durante as caminhadas que faziam pela cidade. Isso fez com que Roger fosse tomado de uma grande admiração por aquela mulher aparentemente frágil mas com grande capacidade de reagir e lutar.

Ele lhe explicou então que esse somatório de atração física com uma ligação afetiva e emocional profunda é uma mistura explosiva. É exatamente aquilo que ele sempre entendeu com sendo o amor em sua mais pura acepção. Roger sempre havia entendido que apenas a paixão não bastava. Se além dela, houvesse a admiração, a cumplicidade e o respeito advindos de uma ligação como a que havia se estabelecido entre ambos, não restava saída; o campo estava fértil para que nele florescesse viçosa a semente do amor eterno. No seu entender, ao contrário da paixão que é um sentimento que nos assalta de forma abrupta e repentina, o amor é daqueles que vêm se instalando aos poucos, gota-a-gota, até atingir uma quantidade tão grande que nada mais pode segurar. Para ele, a paixão é transitória e tende a ser um sentimento efêmero. Já, o amor é para a eternidade, ainda que não venha a se consumar. A paixão é um barquinho frágil em meio a uma tempestade em alto mar; já o amor, é a embarcação ancorada em porto seguro.

Karine escutou tudo em silêncio e quando ele terminou, manteve-se pensativa. Afinal, existiam muitos obstáculos a serem transpostos e assumir aquela relação significaria pagar um preço muito alto. Antigas amizades seriam desfeitas e muitos rumos que pareciam já consolidados teriam que ser mudados, tudo em prol de viverem um amor que neles, parecia querer explodir. Era necessário ter muita coragem, pensou Karine.

Seguiram os dois caminhando lado a lado, estranhamente calados naquele dia. No interior de cada um, estava se travando uma batalha silenciosa. De um lado, antigas amizades; do outro, o verdadeiro amor. Quem seria o vencedor, eles não sabiam ainda, mas de uma coisa eles já tinham certeza; havia um elo indestrutível unindo seus corações e mentes.

Jorge André Irion Jobim