Crítica a primeira tese de Feuerbach.

Disse o velho Marx.

Ao grande filósofo Feuerbach.

A insignificância do vosso materialismo.

Refiro à primeira tese.

Qual o principal defeito da vossa ideologia.

É que todo materialismo.

Inclusive o construído pela vossa pessoa.

Feuerbach.

É que todo objeto ou realidade sensível.

A análise é entendida na sua forma intuitiva.

Essa é a minha crítica senhor Feuerbach.

O objeto não é apreensível como atividade humana.

A práxis como transformação, o objeto deve ser entendido como ação de mudança.

 A realidade não pode ser fruto da análise subjetiva dos fatos.

Exatamente essa perspectiva que deveria entender senhor Feuerbach.

A minha primeira crítica a vossa primeira tese.

Exatamente por essa razão.

Em oposição ao vosso entendimento.

O aspecto ativo deve ser desenvolvido contrário ao entendimento do materialismo metafísico.

Senhor Feuerbach o seu entendimento é antes de tudo uma concepção idealista.

Compreende o mundo apenas.

Abstratamente.

Desconhece a atividade real, sensível a ao mundo praxiológico.

 Objetos  sensíveis senhor Feuerbach, os que referem a empiricidade do mundo.

São diferentes dos objetos do pensamento.

Da abstração do idealismo.

Feuerbach a atividade humana tem que necessariamente ser objetiva.

Transformativa.

O mundo não precisa apenas ser entendido.

O mundo necessita ser modificado.

Motivo pelo qual.

Em sua grande obra em a Essência do Cristianismo.

O que deve ser considerado como atividade humana.

O que é genuinamente autêntico.

Tão somente a práxis da transformação.

Com efeito.

A práxis reflete veementemente.

Enquanto atividade revolucionária.

A questão da crítica da crítica da própria crítica.

Fixada na mudança da realidade.

O mundo não precisa apenas de ser entendido senhor Feuerbach.

O mundo precisa essencialmente de  modificação.  

A teoria é o instrumento epistemológico  para revolucionar o mundo.

Edjar Dias de Vasconcelos.