Vivemos em um mundo dividido entre pobres e ricos, não importa a onde, Rússia, China, Paquistão, Gana, etc. Todos estes países são divididos entre pobres e ricos. Para o primeiro momento vamos pensar apenas nos países capitalistas. No Brasil, já é comum que todos saibam que grande parte das riquezas estão concentradas em um décimo da população, ou seja, os ricos mandam, os pobres obedecem, e não é apenas no nosso país, nos EUA também observamos grupos de bilionários que mandam em grande parte do estado, e por mais incrível que pareça estas pessoas são também aquelas que estão como representantes do povo, eleitos legitimamente.

          No Brasil é a mesma coisa, as pessoas que nos representam no senado e na casa dos deputados, são na maioria pessoas ricas, poderosas, donos de grandes fortunas, tanto que os altos salários que estas pessoas recebem em seus cargos públicos não são nada em frente ao seu patrimônio. Um bom exemplo um barão, donos de varias terras (apenas como exemplo), este barão tem um patrimônio milionário que inclui inclusive uma ilha particular, todos sabem que esta pessoa só trabalha para seu próprio bem, porem ele sempre será eleito, pois tem um estado inteiro aos seus pés.

          Agora podemos observar a primeira característica inclusa do capitalismo, os ricos, donos das empresas sempre serão os representantes legítimos da maioria, mesmo sendo a maioria pobre, humilde e trabalhadora. Outra característica que podemos observa é que isto é comum a todos os capitalismos, não importa quanto bom seja um país.

          Um segundo ponto seria o seguinte, o poder, na maioria das vezes esta relacionada a representação econômica dos políticos. Vejam bem, a maioria dos candidatos a presidência declararam ter um patrimônio superior a um milhão de reais, e as pessoas mais criticas que tiveram a oportunidade de observar a declaração do imposto de renda destes candidatos poderam ver algumas aberrações, como carros de luxo no valor de 7 mil reais, apartamentos em Ipanema no valor de 200 mil reais.

          Um terceiro ponto e o mais importante é sobre as bases da democracia, o direito de voto a todos, a liberdade e expressão e o pluripartidarismo não fazem a menor diferença para o país, visto que as ideologias partidárias praticamente morreram com o fim da ditadura militar, um bom exemplo seria a algum tempo atrás, o candidato eleito há prefeitura de Belo horizonte surgiu da coligação dois partidos inimigos declarados. No final de tudo, o que interessa é o poder. Não há um candidato que não fale que vá fazer mais pelo equilíbrio social, sendo ele de esquerda ou direita, porem não há como cumprir estas promessas pois, equilíbrio social significa maior conhecimento, maior conhecimento gera opinião, opinião gera racionalidade, racionalidade gera necessidades política e no Brasil todos os partido são praticamente iguais, não importa o nome e as promessas.

          No capitalismo, são necessários alguns elementos observem bem, desigualdade social, concentração de renda, liberalismo econômico, tudo o que os candidatos prometeram combater. Se fomos olhar assim observamos um paradoxo, desta forma, os mais aflitos dizem “o socialismo é melhor”, MENTIRA. Para a existência do socialismo temos alguns requisitos, boa vontade de todos, boa vontade dos países externos, equilíbrio global, porque nenhum estado pode existir de forma autônoma. Já de cara encontramos problemas, você leitor é capaz de sentir compaixão de um mendigo e querer compartilha seus bens com ele? Você pode afirmar que isto seria injustiça, porem se seguimos este raciocínio alguém teria de compartilhar o seus bens com você, assim criando uma cadeia em busca da igualdade, porem se você fizer isto vão lhe chamar de louco.

          Agora imagine sé um país conseguisse fazer esta cadeia virar realidade, logo sé declarando uma comunidade socialista, em pouco tempo o mundo iria isolar este país, ou pior, invadir ele e botar todo o governo no chão em prol de um governo capitalista.

          Bem, chegamos em uma encruzilhada, se o socialismo e o capitalismo não servem pra nada, o que devemos fazer? Digo sinceramente que se eu soubesse não estaria escrevendo este artigo, estaria na rua militando por esta nova alternativa. Agora você deve estar se perguntando qual o objetivo deste artigo, é para que você saiba que estamos militando e tentando mudar as regras básicas que compõem um sistema, se a alteramos, estaríamos criando um sistema insustentável.