Partindo da premissa que crise significa o fim de uma "era" e o começo de outra, seria esta crise econômica mundial o fim do consumismo desenfreado, do capitalismo frenético e de acelerados e neoróticos... comprar, comprar e comprar...

Se for assim, a natureza agradece.

Mas, como ficarão os desalentos desempregados? A massa forte? Labutar? Como?

O fato é que o consumo leva a demanda, a demanda gera emprego, o emprego traz renda, a renda, por conseguinte, leva a demanda. Um ciclo econômico positivo e satisfatório.

Se não fosse a especulação? As margens exorbitantes de lucros? Os impostos altos e com propósitos "demagogos"? A destruição do nosso próprio ambiente e suas conseqüências cada dia mais catastrófica?

Ciclo econômico positivo?

Somos apenas vassalos globalizados, trocando recursos monetários por bens de consumo e satisfazendo nossas necessidades.

Necessidades ou desejos?

Enquanto uns vivem outros sobrevivem. A desigualdade social aumenta e a riqueza de poucos aumenta proporcionalmente. Poucos têm muitos recursos financeiros e muitos têm poucos recursos, ou melhor, não tem.

Assim reflito: Estaria eclodindo o "neo capitalismo" sustentável? A forma equitativa de trocar recursos sem agredir o meio e o outro?

Crise? Se for para esta nova era fará justo o dito popular "a males que vêm para o bem".