O Crime Organizado

Não existe uma definição jurídica para crime organizado, mesmo possuindo leis especificas sobre o assunto e sentindo a sua presença em nosso Pais, ficamos a deriva sobre sua definição, pois das mais variáveis maneiras em que o crime organizado se apresenta, acaba distorcendo um conceito efetivo sobre o mesmo. Se não vejamos alguns crimes que acontecem com freqüência e pode mos caracteriza-los como organizado, que em épocas passadas nunca iríamos pensar que poderia tornar-se uma prática.

Começamos citando a principal atividade do crime organizado no nosso pais, o tráfico de drogas, que toma forma com o Comando Vermelho – CV e o Primeiro Comando da Capital – PCC, que consegue infiltrar-se nas principais instituições do Pais, promovendo uma verdadeira guerra civil em grandes centros urbanos (mais recentemente SP e SC), onde a população indefesa e confusa não sabendo o rumo a tomar, ficando refém destes atos terroristas .

Ainda na onda da violência, partimos para os grupos de extermínios, observamos o depoimento de um PM onde no anonimato, diz que “90% das mortes de motoqueiros fantasmas são autoria de PMs, explicou que ele não mata na região que mora ou trabalha, faz o serviço de execução em outras regiões, a pedido de colegas, que retribuem favores matando os indicados por ele.

O mercado mundial de armas de fogo ilícitas é estimado em quase 320 milhões por ano, o que representa algo entre 10% e 20% do mercado legal. Os montantes são tão grandes que podem matar tantas pessoas quanto alguma pandemias.

O numero de produtos falsificados apreendidos em fronteiras européias aumentou dez vezes na ultima década, chegando a um valor anual d mais de US$ 10 bilhões , pelo menos metade dos medicamentos testados na África e no Sudeste Asiatico é falsificada ou adulterada – aumentando, ao invés de reduzir os riscos de doenças.

Os milionários, quando necessitam de córneas, rins, fígados, pulmões, corações ou qualquer outro órgão, basta recorrerem ao crime organizado que facilmente “arrumam” um miserável africano ou asiático e dele adquirem o órgão necessitado quando possível. No caso de órgão vitais, retiram o órgão e a vida desse “doador”, que é quase sempre seqüestrado, os corretores de órgãos já estão presente em todas as partes do mundo.

Como um Ditador o crime organizado faz as suas leis, faz a guerra, a instabilidade social, como um Juiz ele também realiza julgamento sumario do seu inimigo, do seu opositor, do descumpridor das suas ordens em sua maioria das vezes condenando a morte,  causando terror e medo ao povo.

Podemos continuar citando vários outros tipos de crimes que já podemos denomina-los de organizado, ele se tornou uma ação global, respostas nacionais isoladas são inadequadas – elas apenas deslocam o problema de um  pais para o outro, adequando-se ao quadro nacional. Uma proposta de reversão, seria o sufocamento financeiro das organizações criminosas, como principal medida de repressão, “ o dinheiro que as financia não fica guardado em casa ele esta no sistema financeiro . É preciso identifica-lo e garantir que não chegue a essas gangues”.  Fica o alerta aos nossos governantes de que o problema já existe (há muito tempo), mas ainda faltam soluções continuas e estáveis contra estas verdadeiras máfias.