Resumo

O presente trabalho versará sobre a Criatividade, assunto da disciplina Aprendizagem Humana, ministrada pela professora Paulina, onde foi desenvolvido através de apresentação de seminário, discussão e demonstração de criatividade ocorrente no dia-a-dia. Foi colocado em pauta que não é apenas o conhecimento intelectual, nem as habilidades manuais ou expressões do mundo e comunicação que necessitam de criatividade, mas também a afetividade, as relações emocionais, os sentimentos, enfim toda a sorte de elementos que compõem a subjetividade humana.

Em relação à escola, o papel do ato criativo na formação do educando ganhou destaque com o processo de escolarização em massa que caracterizou a democratização do ensino laico ao longo do século XX. Pois cada pessoa no mundo tem uma maneira diferente de expressão, tanto no campo emocional ou social, é daí que se mostra a criatividade na resolução de problemas, para driblar os obstáculos e na demonstração de um trabalho ou incentivo a realização de atividades que possam ser cansativas, deixando-as animadas, criando expectativas de uma nova aparição.

Criatividade

O ato de criar é uma característica humana e está presente desde os primórdios da história, pois transformando a natureza o homem foi si transformando ao mesmo tempo em que atribuía significados aos seus processos internos e ao mundo ao seu redor. Quando se faz indagações e encontra soluções, agindo, imaginando, sonhando acaba a encontrar forma para aquilo que ainda não existia. A criatividade é intimamente relacionada ao desenvolvimento pessoal, social, científico e cultural de uma sociedade. Pois se o homem não possuísse a capacidade de criativa, é bem provável que ainda estaríamos longe dos avanços tecnológicos e conhecimentos diversos que fazem parte hoje da nossa vida.

Quando nos detemos a falar de criatividade o que necessariamente vem a mente são as figuras ilustrativas ou loucuras e transgressões que podem ser entendidas como ousadia e espírito inovador de pessoas que não se acostumaram aos costumes de sua época, sendo assim considerados por muitos, como loucos quando chega a ameaçar a ordem estabelecida na sociedade dominante. Mas é preciso reconhecer que o conceito de criatividade é amplo, complexo e pluridimencional, não está ligado apenas ao ato de produzir algo inovador, mas também ao sentir, refletir e se emocionar atribuindo significados e estabelecendo relações.

A Criatividade reclama novas formas de enxergar o mundo nos mais diversos campos, pelos quais se transita e se constitui a vida humana, combinando vários estilos cognitivos como fluidez, flexibilidade e originalidade. Mas ainda nos deparamos com a grande variedade de conceitos, por ser um processo difuso e multifacetado. Então, hora “A criatividade é a decisão de fazer algo pessoal e valioso para satisfação própria e beneficio dos demais...” hora é “saber utilizar a informação disponível, tomar decisões, ir além do aprendido, mas, sobretudo, saber aproveitar.” Ou ainda “criar é basicamente formar. É poder dar forma a algo novo”.

Muitos estudiosos mostram quatro passos para se construir algo criativo, que não são lineares, mas sim dinâmicos interativos e singulares em cada indivíduo. São eles, Preparação, Incubação, Iluminação e por fim a Aplicação ou Verificação. Onde cada uma destas etapas não tem um tempo cronologicamente definido, ou seja, depende de cada pessoa. Estudando as características de uma pessoa criativa pode-se definir como aquela que esteja em estado de inconformismo com o status, e estejam em contato com ambientes organizacionais com flexibilidades para que seus envolvidos quebrem as regras, ou seja, que permita valorizar e motivar os colaboradores para que se faça surgir algo do nada e que este seja influenciado pela capacidade emocional do movimento de ação e reação.

Quando relacionamos a criatividade com a aprendizagem, vemos que a escola tem significativo papel na criação de oportunidades para que os alunos sejam eles crianças ou adolescentes, descubram seus próprios caminhos apoiados na mediação e na orientação de colegas e professores. Assim o docente deve ser formado para lidar com o novo ou inesperado, pois é importante permitir que o aluno discuta, avalie e reflita sobre conceitos e atividades expressando suas opiniões sobre a realidade na qual está inserido.

 

Considerações finais

Contudo conclui-se que um dos principais atributos do ser humano consciente é a criatividade, ou seja, o poder criativo que está relacionado principalmente a energia da confiança, da auto-estima e do amor próprio. Todo ser humano carrega dentro de se a capacidade de criar, não importando o que se cria. Pois o poder criativo é inerente a nós embora para muitos a vida a princípio negue as oportunidades de descobrir esse poder em seu interior. Porém o passo essencial é sempre acreditar que existe um talento oculto em nosso interior e se dedicar a algo que vem ao encontro do que nossa alma e nosso coração anseiam para realizar. Assim podemos perceber que não há receitas para ensinar o ato criativo, mas sim existem componentes ou elementos, cujo conhecimento pode auxiliar o desenvolvimento do potencial criativo humano, especialmente no âmbito da aprendizagem escolar.

 

Referência Bibliográfica

BELÉM, Ignez e NASCIMENTO, Rosemary do: Psicologia da Aprendizagem: processos teorias e contextos.

STERZA, José: Criatividade: Psicologia, Educação e Conhecimento do Novo. Criatividade no mundo contemporâneo. p. 59-78.