Criatividade Associada ao processo de inovação

Por: Ana Paula Freitas Reis

Orientado por: Lawton Benatti

A crescente relação que se tem observado no processo criativo de inovação é associada à criação de ideias, para determinadas pessoas, a criatividade e uma características inata que se desenvolve e aumenta se estimulada, permitindo o desenvolvimento de novos padrões de abordagens possibilitando frequentemente a ampliação de alternativas, considerando um impacto positivo.

Porém é um elemento vital do crescimento e desenvolvimento, a inovação estar sempre presente nos produtos e serviços, seguindo as tendências revitalizando, avanços tecnológicos onde se buscam formas de soluções para aperfeiçoamento do processo, podendo se definir como um conhecimento formulado e sistemático. Há necessidade de se desenvolve dentro das organizações a inovação como processo administrativo e criativo exige uma importante contextualização onde se devem analisar as forcas internas e externas que afetam as organizações.

De acordo com Paul trott

 "A criatividade e a inovação são normalmente atividades complementares uma vez que a criatividade gera a base da inovação a qual, em seu desenvolvimento produz novas dificuldades que devem ser novamente resolvidas com a criatividade. Não e possível conceber inovação sem ideias criativas como ponto de partida. Desta forma, a criatividade e construída como uma habilidade aprendida que permite definir novas relações entre conceito e eventos que pareciam não conectados anteriormente e resultando em uma entidade do conhecimento”.

   

Ao estimular a geração de novas ideias possibilitam definir condições criativas para dificuldades e situações construídas, normalmente solucionam-se problemas, podendo reduzir os riscos, ao desenvolver e planejar padrões e normas na elaboração das estratégias de um novo produto ou serviço.

    As condições para que ocorram as mudanças necessárias nos procedimentos que envolvem o processo da inovação, na organização é fundamental que todos os departamentos tenham uma integração, visando administra de maneira eficaz, para atender o sistema e construir estratégias para o objetivo que deseja atingir. Considerando além disso o aumento notável das tecnologias, ampliando cada vez mais as pesquisas para qualificações dos detalhes que envolve um nova ideia. Isso deve se identificação de como os inventores, empreendedores discutem e decidem quais atividades devem ser desenvolvidas, quais expectativas estão envolvidas e como é vista a concepção da afirmação.

    Uma avaliação simples tenta analisar e explica como algumas empresas se destacam entre elas, a maioria possui capacidade para se adaptar diante de circunstâncias de mudanças na viabilização e execução das atividades, onde buscam a insistências em adotar princípios administrativos de controle e sofisticação. O ambiente organizacional no processo é um fator que faz todo um diferencial, pois existem fatores que influenciam as competências da empresa e suas vantagens competitivas, tendo e tornando assim um ciclo virtuoso de melhorias, a empresa que incentiva a criatividade desenvolve predisposição para aceitar novas ideias, aumentando assim a motivação e reduzindo as frustrações, tendo um moral alto e explorando assim novas oportunidades.

Para alguns estudiosos nos processos sistemático de inovações são segmentares não necessariamente contínuos, portanto são desenvolvidas novas técnicas e execução de ferramentas, assim possibilitando um modo mais eficiente para uma simples aplicação no mercado, pela transformação do ambiente globalizado e tecnológico atual podemos dar ênfase na relação de custo benefício, qualidade, satisfação com prioridade em atender e programar as ideias. No conjunto de atividades organizacionais muitas empresas buscam estimular a criatividade em meios às equipes de colaboradores condicionando assim a participação dos mesmos, rumo às metas e objetivos da organização. É importante salientar que é um o equilíbrio na visão empresarial.

    Podemos constatar que as organizações inovadoras estão sempre acompanhando o mercado e condicionando assim ao ambiente competitivo acirrado o que faz constante aprendizagem e capacitação permitindo assim manifestar aspectos que desenvolve flexibilidades que facilita definir e realizar as tarefas. O mercado é exigente e busca constantes apostas e novos conhecimentos transformando em desafios que gera crescimento com melhorias sustentáveis aumentando assim viabilidade de soluções articuladas na estratégia da organização. Ter acesso aos recursos necessários para inovação e expansão dos negócios sempre foi um desafio para empresas no Brasil, porém, nos últimos anos o setor cresce em um ritmo médio tendo assim uma respeitável expansão.

Entre os fatores que impulsionaram o setor no Brasil podemos citar a inflação controlada, o aumento da renda dos brasileiros a necessidade de avanços empresarias onde se estimulou novos investimentos de longo e curto prazo podendo assumir riscos e intensificar o empreendedorismo no país.

  Como podemos ver nos últimos anos temos conseguido muitos avanços que nos possibilitaram condições de estabelecer padrões importantes para diversos setores, à busca de resultados possibilita trazer novos métodos para as organizações ter capacidade em ganhar competitividade e oferecer produtos cada vez mais atrativos, que excedam as expectativas dos consumidores, acontecendo assim uma concretização da demanda por inovação, assim a busca por novas ideias tem que fazer parte da cultura da empresa. A luta para chegar a eficiência do processo requer uma serie de atividades interligadas que se enfatiza a natureza repetitiva para analisar a base e o equilíbrio da visão continua do mercado.

  Considerando a dinâmica inevitável das coisas podemos dizer que as mudanças são sempre bem vindas e contribui para o entendimento das atualidades, visando proporcionar uma discursão do assunto com critérios e ilustrações concretas, reconhecer a importância da criatividade e inovação para a gestão, mostra um salto importante que faz estar sempre buscando excelência no segmento e sustentabilidade.

      

Bibliografia

TROTT,Paul.GESTÃO DA INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE NOVOS PRODUTOS: quarta edição-Porto Alegre: Bookman 2012