Produtos caseiros ou artesanais representam um grande negócio atualmente, com muita gente de olho na atual crise econômica mundial como um sinal para dar tomar medidas em relação à produção em massa e buscar por alternativas cada vez mais locais. Explore esse desejo de comprar localmente e apoie pequenas empresas através da organização de uma feira de artesanato ou um mercado de agricultores que ofereça aos varejistas uma oportunidade para que possam compartilhar sua produção e para que os consumidores tenham acesso aos produtos exclusivos que procuram.

 

Encontrar a qualidade certa de feirantes é provavelmente um de seus maiores desafios, e a melhor maneira de assegurar que você tenha o tipo de produção e produtos que você espera é verificar de antemão vendedores potenciais. Coloque anúncios em jornais, revistas de negócios e em websites adequados, mas solicite que os vendedores apresentem evidências de que merecem estar presentes, seja através de depoimentos, fotos ou amostras de seus produtos. Ao ter certeza de saber que eles estarão vendendo produtos decentes, você se sentirá confiante de que seu mercado estará no caminho certo.

 

Um mercado ao ar livre é ideal para cortar despesas gerais e pode ajudar você a aumentar o número de clientes de passagem que acabam comprando. No entanto, você pode ainda querer considerar o aluguel do salão de uma igreja ou um espaço no centro comunitário local caso você ache que seu evento será adequado ao espaço disponível. Embora isso possa ser uma boa escolha durante os meses de inverno, caso você prefira ficar ao ar livre mesmo durante a parte mais fria do ano, um toldo ou cobertura pode fornecer a cobertura que você precisa em qualquer clima.

 

Dependendo do tamanho do seu mercado, você pode precisar providenciar também aquecimento, iluminação e banheiros públicos. Se você estiver realizando o evento em uma zona rural ou fora da cidade, alugar um gerador portátil provavelmente será sua melhor opção para fornecer acesso à energia aos feirantes. Isso pode ser uma solução de custo compensador e se você cobrar de seus vendedores uma tarifa para instalar uma tabela, você pode receber por esses custos antes do evento de fato.

 

Banheiros portáteis também podem ser alugados, embora às vezes possa ser uma opção de alto custo. Caso não haja banheiros públicos nos arredores mas haja empresas privadas ou prédios com banheiros, convém ver se é possível entrar em um acordo. Ofereça pagar uma determinada taxa para garantir o uso dos banheiros durante o evento e você poderá reduzir seus custos oferecendo instalações ainda melhores para seus clientes.

 

Garantido o conforto de seus feirantes e clientes, o próximo passo é anunciar o seu evento. Sem compradores, seu evento será monótono e deprimente, portanto comece a anunciar o mais cedo possível. Procure os jornais locais e as pequenas comunidades online para compartilhar suas informações, além das vias de maior dimensão de publicidade.

 

Quando tudo estiver pronto e estabelecido, confira as questões de último minuto, certifique-se de que sua locação de geradores esteja garantida e tenha o número do telefone de todos os feirantes em seu telefone celular. Agora prepare-se que a diversão vai começar.