Os painéis de fotos se tornaram um grande destaque entre os presentes mais criativos, de valor inestimáveis para se presentear aquela pessoa querida, seja no dia das mães, dos pais, dos namorados, no aniversário do amigo, etc.

O melhor presente é aquele que você mostra pra pessoa que você se empenhou para dar algo de valor, original. O Painel de fotos é uma excelente alternativa para presentear qualquer pessoa, e o que é melhor de tudo, é grátis e você não precisa de muita coisa para fazê-lo, basicamente, tudo que você precisa é de uma seleção de fotos e o programa Picasa instalado em seu computador.

Conhecendo o Picasa

O Picasa é um editor de imagem muito simples e prático distribuído gratuitamente pela Google. Com ele você pode fazer desde simples ajustes de fotos, como recorte, ajustes de brilho, cor, nitidez, saturação, até montagens de fotos, aplicação de efeitos e correção em fotos defeituosas. Você pode baixá-lo em sua última versão 3.9 acessando www.picasa.com.br

Após ter feito o download, instale-o em sua máquina facilmente, sua instalação e rápida e descomplicada.

Criando seu painel de fotos

Com o Picasa já instalado em seu PC, Navegue entre as pastas de imagens de seu computador atráves do painel do programa, selecionado a pasta onde encontram-se as imagens que irão compor o quadro de fotos, selecione várias fotos mantendo pressionada a tecla Control em seu teclado.

Com as fotos selecionadas, clique no ícone "criar colagem de fotos".

Na tela de edição, você pode selecionar uma grade para seu painel bastando clicar na opção desejada para selecioná-la. A grade será aplicada instantaneamente em seu painel.

Ajuste também bordas da imagem, plano de fundo e espaçamento entre as fotos que compõe o quadro. Para concluir clique em "Criação de colagem" e aguarde alguns segundo até que o painel esteja pronto.