Nos últimos tempos, especialistas de diferentes áreas estão pesquisando e se aprofundando mais sobre este tema, ainda novo para muitos.

Segundo estudiosos, as crianças índigo dividem-se em quatro categorias: humanistas, conceitual, artística e a interdimensional. Caracterizam-se então, por acreditarem plenamente em si mesmos, possuem uma auto-estima invejável, não tem vergonha em expressar suas necessidades, acham-se merecedoras de estarem neste mundo, recusam-se a desenvolver determinadas tarefas, até mesmo havendo dificuldades em lidar com autoridades, onde o questionamento se faz valer.

Logo, ao se depararem com o mundo que as rodeia, enfrentam problemas com o outro, em termos de compreensão do seu modo de ser, pensar e agir, pois obtém mais atenção que as demais crianças, ficam frustradas ao dar-se conta que as pessoas não as entendem e até mesmo, muitas vezes são classificadas como portadores de DDA, hiperatividade, dentre outras patologias.

Sendo assim, cabe a nós também, profissionais da área de educação, ajudá-los a superar estas dificuldades, tratando-os com respeito e alegria, dando a este educando a possibilidade de escolha, nunca subestimando-o, evitando criticá-lo, deixando-o escolher seu próprio futuro, dando suporte para solucionar seus problemas, evitando reações explosivas para com ele, mantendo sempre a palavra dada, jamais agredindo verbalmente ou fisicamente.

            Pensando neste viés, sempre devemos demonstrar o amor e o carinho que sentimos com estas crianças, para que sejam inseridas numa sociedade mais humana e solidária. 

Professora da Escola Municipal de Educação Infantil Ternura:

-Caroline Machado Gomes

Professoras da Escola Municipal de Educação Infantil Amor Perfeito:

-Aline Madruga Sganzerla

-Cristine Machado Gomes

-Luciana Teresa Bugança Perozzo

-Quelin Renata Baumgarten