Crianças da LBV por meio de projeto cultural conhecem a origem da capoeira


Araçatuba, SP — A Legião da Boa Vontade realiza anualmente um projeto cultural com as crianças atendidas pela instituição, o objetivo é levar aos pequenos conhecimentos e curiosidades sobre diversas culturas e países.

Este ano o Projeto é sobre “Conexão Cultural entre Países” nas salas de atividades está sendo desenvolvido com as crianças a cultura de cinco países: Brasil, África, Espanha, Índia e Japão, de cada país as crianças terão uma atividade diferenciada trabalhando uma referência forte da nação.

 O país desta semana é o Brasil e o tema escolhido foi Capoeira, permeando o tema os pequenos foram agraciados na tarde de ontem 23/09  com a visita do Grupo Araçatubense de Capoeira “Filhos do Farol da Barra”, integrado pelos Mestres de Capoeira Lazaro e Everaldo (conhecidos como Mestre Café e Mestre Pelezinho) “ É comum um segundo batismo na roda de capoeira na verdade os capoeiristas  serão reconhecidos pelo seu pseudônimo, é algo que preservamos, pois como a capoeira é uma luta que teve sua origem nos quilombos os negros criavam uma nova identidade para não serem identificados pelos feitores, assim se dá origem aos apelidos de roda de Capoeira” relata Mestre Café.

A visita teve a participação especial do cooperador Paulo Gonçalves da Silva reconhecido como  Mestre Faísca; baiano de Salvador que de passagem pela cidade se prontificou a colaborar com o projeto, o desenvolvimento da atividade ficou sob sua coordenação, e teve roda de conversa, apresentação artística da capoeira e no encerramento o Mestre Faísca ensinou aos pequenos os primeiros movimentos do esporte.

A pequena Poliana 10 anos, fala do que aprendeu: “A capoeira não era permitida então os negros criaram um sinal de alerta tocado com o berimbau, quando alguém que não era da roda se aproximava o sinal era tocado, hoje a capoeira é reconhecida e praticada como um esporte é uma luta genuinamente brasileira”.   

  A educadora social Taís Oliveira relata: “O intelecto de uma criança é um campo arado pronto para ser semeado, a responsabilidade é nossa, é da família, e da sociedade de proporcionar a eles os melhores valores, conhecimentos e oportunidades”.

 O projeto faz parte da Oficina de Moral Ecumênica da qual os pequenos participam na instituição, a oficina ensina a eles o respeito às diferenças sejam elas de raça, classe social, etnia, costumes, crenças entre outras.

Em Araçatuba, SP, o Centro Comunitário de Assistência Social, da Legião da Boa Vontade, está localizado na Rua Alziro Zarur, 30 — Jardim Guanabara. Para outras informações, ligue: (18) 3631-0797.