Meninas e meninos atendidos pela Legião da Boa Vontade (LBV), por meio do programa Criança: Futuro no Presente!, visitaram na última quarta-feira, 16, o Parque da Ciência de Ipatinga. Elas foram recepcionadas pelos professores da rede Municipal de Educação, Antônio Carlos, Márcia Costa, Elias Silva, Delma Oliveira e Bruno Coelho que conduziram a visitação com espontaneidade, despertando a curiosidade da garotada e proporcionando informação e interatividade em um ambiente criativo, lúdico e seguro.

A iniciativa faz parte das atividades que estão sendo realizadas na Oficina do Saber, com o objetivo de permitir através de experimentos o “aprender a aprender”, de demonstrar por exemplo que, em relação aos objetos, observar a massa não é o único critério. Durante dois meses, as crianças irão participar de roda de conversas, leitura, debates, oficinas, pesquisas, experiências e passeio.

Na oportunidade, os pequenos aprenderam um pouco sobre Eletricidade, periscópio, caleidoscópio, caleidosfera, Disco de Newton bola de plasma, pressão do ar, torre de Hanói, Espelho Maluco, Decomposição da Luz Branca, Simulador de Raio, Força da agua gerando energia mecânica, Parafuso de Arquimedes, Usina Hidrelétrica, rosa dos ventos, relógio de sol, ferrovia, entre outros. “As crianças estão de parabéns! São muito educadas e participativas, prestam atenção em tudo e fazem perguntas”, destacou a professora Delma Oliveira.

O Parque da Ciência de Ipatinga é um espaço de ensino não formal, com a missão de promover a popularização da ciência e da tecnologia de forma lúdica, critica e interativa, buscando correlacionar ciência à aplicabilidade cotidiana, sem no entanto perder a essência cientifica. “Eu achei muito interessante a Usina Hidrelétrica, eles mostraram como é produzida a energia. Também gostei da experiência que mostra como que faz um raio”, destacou Andressa Mayra, 11 anos. E sua colega Leticia Cristina, da mesma idade, resumiu: “Foi tudo incrível! Obrigada pela oportunidade de ir ao Parque”, disse.

Segundo a educadora social da LBV, Débora Gonzaga Costa, “é preciso familiarizar a criança com a prática da ciência, destacando o prazer e a utilidade da descoberta, relacionando os conceitos científicos à vida cotidiana, formando cidadãos capazes de responder às necessidades do mundo atual e que se autovalorizem na construção do conhecimento”, explica.

Em Ipatinga, MG, o Centro Comunitário de Assistência Social da Legião da Boa Vontade está localizado na Rua João Patrício de Araújo, 225 — Veneza I. Para outras informações, ligue: (31) 3822-8600.