Lugar de criança é na escola, certo? Teoricamente sim, mas infelizmente, não é isso que vem ocorrendo em vários lugares do nosso país, a exploração do trabalho infantil está se tornando um problema cada vez mais insolúvel.
Existem no Brasil hoje quase 5 milhões de crianças que trabalham, e boa porcentagem delas são obrigadas pelos pais a saírem nas ruas para pedirem dinheiro, cuidar de carros ou venderem produtos em portas de estabelecimentos.A idade média entre as crianças é de 6 à 10 anos.
Os menores saem de suas casas por volta da 06hs00 da manha e a maioria deles perdem aulas para trabalhar. Com o dinheiro arrecadado as crianças ajudam seus pais a pagarem talões de água, luz entre outras contas, e caso sobre dinheiro os pais levam os filhos para sair.
A maioria dessas crianças vivem em meio à pobreza e a dificuldade é grande, fazendo com que não só os pais arrumem serviços mais também as crianças.
O incentivo das famílias que não tem para onde correr também são fortes fatores, para que menores de idade deixem de ser crianças e passem a viver uma vida sofrida, de sacrifícios, para o sustento mínimo de suas famílias. A infância deixa de fazer parte da vida delas que se preocupam em trabalhar em vez de estudar e brincar.
Muitas pessoas ainda convivem com essa realidade e nada fazem para combater essa exploração infantil. A exploração do trabalho infantil é comum em países subdesenvolvidos. Um exemplo de um destes países é o Brasil, em que nas regiões mais pobres este trabalho é bastante comum.
Algumas desses menores estão sujeitos a prostituição, elas não sabem os riscos que estão correndo permanecendo nas ruas ate altas horas.