Daniel Antunes Campos Ferreira¹

Diego de Mello Elias¹

Edgar Sales Carnival Filho¹

Jimmy Soares¹

Sávio Henrique Marra¹

Heslley Machado Silva²

  1. Universidade de Itaúna - UIT
  2. Professor/Orientador – Universidade de Itaúna – UIT

REUMO: Este projeto tem como objetivo averiguar como pensamentos Criacionistas e Evolucionistas estão presentes na religião, mídia e política; pois parecem ser influentes no pensamento popular e aprovações de leis no Estado. Foram entrevistadas pessoas que atuam em empresas científicas, estações de rádio e televisão, partidos políticos e grupos religiosos por visita pessoal ou por correio eletrônico. O questionário impresso ou eletrônico é dotado de vinte e três (23) perguntas das quais vinte e uma (21) são de múltipla escolha e duas dissertativas, além de um espaço reservado a considerações gerais dos entrevistados. As perguntas abrangem o grau de formação da pessoa, a concepção e a importância da ciência, como as crenças pessoais influem na atuação profissional, bem como formação do pensamento popular e, por fim se o entrevistado possui uma opinião formada sobre os assuntos propostos. Foi verificado que 100% dos entrevistados possuem algum tipo de crença religiosa, sendo que 61% usam, de forma consciente, os ensinamentos de suas religiões para tomarem decisões profissionais. A estagnação da religião e a ausência de imparcialidade de mídia e dos representantes políticos, ainda como principais formadores de opiniões, levam as pessoas a desconhecerem as novas perspectivas da Ciência na condução de tais questões.

INTRODUÇÃO:

Este projeto tem como objetivo averiguar como pensamentos Criacionistas e Evolucionistas estão presentes na religião, mídia e política; pois parecem ser influentes no pensamento popular e aprovações de leis no Estado. Tal projeto foi elaborado após a grande polêmica a respeito da ação que pede a inconstitucionalidade da Lei de Biosegurança, que atualmente veta a pesquisa com embriões humanos no Brasil e teve posicionamento diferenciado dos grupos supracitados e da população. Foram entrevistadas pessoas que atuam em empresas científicas, estações de rádio e televisão, partidos políticos e grupos religiosos por visita pessoal ou por correio eletrônico. Foi lhes passado juntamente com o questionário o termo de Consentimento para que ficassem a par dos objetivos do projeto e o compromisso de sigilo em relação aos nomes dos mesmos, sendo a assinatura deste opcional. O questionário impresso ou eletrônico é dotado de vinte e três (23) perguntas das quais vinte e uma (21) são de múltipla escolha e duas dissertativas, além de um espaço reservado a considerações gerais dos entrevistados. As perguntas abrangem o grau de formação da pessoa, a concepção e a importância da ciência, como as crenças pessoais influem na atuação profissional, bem como formação do pensamento popular e, por fim se o entrevistado possui uma opinião formada sobre os assuntos propostos.

RESULTADOS:

Verificamos que 100% dos entrevistados possuem algum tipo de crença religiosa, sendo que 61% usam, de forma consciente, os ensinamentos de suas religiões para tomarem decisões profissionais. Questionados sobre qual teoria do surgimento da vida, 52% afirmaram ser Criacionistas, 44% Evolucionisntas e 4% alegam que a vida surgiu de uma outra forma. A maioria dos entrevistados (56,5%) é a favor do ensino conjunto das teorias evolutivas de Criacionismo e Evolucionismo na disciplina de Ciências. Sobre quem deveria devem monitorar os avanços científicos 65% dos entrevistados afirmam que os próprios cientistas devem monitorar uns aos outros, enquanto 17% afirmam que o Governo deveria ter essa função. A maioria dos entrevistados (95,7%) alegam que a Ciência tem contribuído para melhorar a qualidade de vida e 87% afirmam que através da religião é possível curar ou amenizar doenças. São também maioria (78,3%) os entrevistados que afirmam que a mídia não é imparcial quando ocorrem conflitos entre religião e ciência e 91% dos entrevistados acreditam que a população desconhece os riscos e benefícios que os avanços científicos podem acarretar. Apesar das dissertações ns perguntas abertas terem embasamento, foram poucas que desviaram de opiniões usuais e pré-formuladas.

CONCLUSÕES:

Com o intuito de compreender a influência de duas das principais vertentes da evolução da vida no planeta sobre pensamentos científicos-culturais, podemos constatar a necessidade de reavaliar como as informações cientificas são transmitidas à populações. Religião, mídia e política exercem uma forte influencia na formação do pensamento popular. O Criacionismo relatado pelas principais crenças religiosas como “teoria” que explica a origem e evolução da vida, ainda tem forte efeito na formação de idéias sob seus seguidores. Mesmo que as maiorias dos entrevistados tenham alegado que usam de maneira criteriosa as informações obtidas através de ensinamentos religiosos e da mídia na tomada e suas decisões profissionais, constatamos por meio das questões discursivas, o mesmo monólogo usual referido por tais instituições sobre as questões polêmicas que envolvem a Ciência. A estagnação da religião e a ausência de imparcialidade de mídia e dos representantes políticos, ainda como principais formadores de opiniões, levam as pessoas a desconhecerem as novas perspectivas da Ciência na condução de tais questões.

Instituição de fomento: Universidade de Itaúna

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chaves: Evolução, Criacionismo, Religião