FACULDADE NOSSA CIDADE

Administração de Empresas - BACHARELADO

Professor Orientador: Lawton Benatti

 Carofene, Taciana

 Crescimento no E-commerce: Desafio e Inovação

 Diante das necessidades da sociedade, complexidade e globalização dos tempos modernos a sociedade tornou-se mais exigente e desenvolvida, com a busca constate por interesses de novas tecnologias e conhecimentos, alternando por serviços de qualidade e satisfatório. No E-commerce não é diferente as exigências por um serviço rápido, eficaz e ágil é primordial para o andamento do ramo logístico do e-commerce.

Para atender as tais necessidades as empresas adotaram por inovações tecnológicas gerenciadas de formas estratégicas e delegadas á uma boa gestão, preparada a assumir funções inovadoras, inovações tanto internas como externas, para um grande diferencial no mercado competitivo. Apenas uma boa gestão estruturada e integrada sobre o processo de inovação pode assegurar o sucesso e a competitividade das empresas no mercado, transformando idéias em novas categorias de produtos ou serviços, garantindo novos espaços no mercado e novos modelos de negócio (GOMES, 2007).

Contudo as empresas visaram à importância desses novos conceitos e inovações em seus processos, atentando-se de quem não inova juntamente ao desenvolvimento social não se destacam e evoluem na nova mudança de mercado. Vivenciando isto, a corrida das empresas por novas tecnologias e meios de comunicações tornou-se essenciais para o crescimento empresarial, e a preocupação com as divulgações de seus produtos e serviços é radicalmente obrigatória para se estabelecer no mercado competitivo.

Para tal mudança é necessário o desempenho e busca por fontes informativas, absorvendo dados e índices relevantes na obtenção de novas idéias, instruída por uma gestão estratégica e preparada para gerenciar um processo, uma gestão aberta para mudanças na ampliação de atividades, novos produtos, serviços e conceitos, sujeito a encontrar riscos no caminho, sendo essencial à utilização de ferramentas capazes, sejam elas para um novo negocio ou de uma modelagem de algo existente.

 Segundo Mattos (2012, pág. 81), “a mudança tecnológica tem um efeito significativo na rentabilidade das empresas baseadas na inovação. Por essa razão, as estratégias financeiras, de recursos humanos, produção e marketing”.

 Mas o que seria inovar?

Entende-se por inovação o surgimento da revolução industrial e o desenvolvimento no setor empresarial nas ultimas décadas. A inovação é essencial para estabelecer lucros e crescimento na fatia do mercado, gerando maneiras de enfatizar-se na vantagem competitiva, tanto para as empresas quando para o governo, a fim de atender a economia do país.

É difícil constituir em uma definição objetiva o conceito da inovação, muitos definem como algo novo ou um melhoramento em um processo existente, mas na realidade existem várias formas simples de inovar, exemplos: as reduções de custos nas empresas com a utilização de um material com o custo menor em um produto ou embalagem, ou em outra forma de comercializar ou distribuir meus produtos ou serviços, ou até mesmo processos organizacionais, recursos matérias, tecnologia etc.

Enfim para inovar não basta apenas inventar e sim fazer com que os empreendimentos resultem em retornos lucrativos.

Existem vários exemplos de processos inovadores no mercado, quem não se lembra dos aparelhos de videocassetes, Xérox, câmeras fotográficas de filme, TVs de tubo entre outros, que inovaram os produtos existentes no mercado fazendo com que cada vez mais estes produtos fossem sofrendo modificações, transformando em um produto de mais qualidade, atendendo as necessidades da nova sociedade.

 Inovar no E-commerce

O aceleramento no segmento logístico do e-commerce que atingiu o crescimento de 29% faturando mais de R$ 31 bilhões no ano de 2013, fazem com que os lojistas e empreendedores busquem cada vez mais adaptar-se com o ritmo de inovação e novas tecnologias, atingindo constantemente métodos inovadores para sobreviver no nicho de mercado.

Os interesses por novos conhecimentos e tecnologias na sociedade, tornaram-se um desafio para as empresas, pois atender as necessidades do público de forma abrangente requer buscar novas idéias e invenções. No e-commerce a preocupação por inovar constitui-se na implantação de novos sistemas, melhoria de processos principalmente no controle de estoque (PCP) e atendimento aos clientes (SAC), prazo de entregas, insucesso de entregas e índice e controlador ia de qualidade nos produtos e serviços.

O e-commerce tem como objetivo abranger meios de atender as necessidades de seus clientes em diversos formatos e canais até o status final da entrega ao cliente, atendendo várias localidades e destinos diferentes.

Inovar no e-commerce não é tão simples assim, é necessário estar antenados nas mudanças e tendências do mercado, pelo fato de ser um segmento de mercado inovador na história da tecnologia, procurando atender uma fatia da população, ou seja, os internautas que hoje vem crescendo espantosamente de uma forma abundante, para isso são necessários fazer com que os serviços prestados sejam oferecidos de uma forma que tragam para os clientes segurança, conforto, comodidade e confiança.

Referências Bibliográficas

Mattos, João Roberto Loureiro. Gestão da tecnologia e inovação: uma abordagem prática/ Leonam dos Santos Guimarães. 2.ed.São Paulo.Saraiva,2012.

GOMES, C.M. Gestão de fontes de informação tecnológica e desempenho inovador na empresa.221 f. Tese (Doutorado em Administração). Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo. - USP, São Paulo, 2007.