Anagkazo, Biazo e Anaideia

– As Chaves para o Avanço

...E disse o senhor ao servo: Sai pelos caminhos e valados, e força-os [anagkazo] a entrar, para que a minha casa se encha.

Lucas 14.23

O que é Anagkazo?

Anagkazo simplesmente significa “obrigar”. Significa, também, exigir, forçar e constranger por todos os meios, como força, ameaças, persuasão e súplicas. Às vezes, precisamos voltar para o grego, para compreender o significado de algumas palavras originais da Bíblia. Veja, o Novo Testamento foi traduzido do grego e o Antigo Testamento da língua hebraica.

Anagkazo é a palavra grega que é traduzida como “obrigar”. Há outra palavra grega intimamente relacionada Biazo.

O que é Biazo?

Biazo é uma palavra grega encontrada em Mateus 11, que significa “usar a força” ou “ forçar a fazer alguma coisa”. Esta é uma qualidade que falta encontrar nos círculos cristãos. Esforçamo-nos em tudo, exceto na obra de Deus. Esforçamo-nos pelos nossos empregos, nossas namoradas, nossos casamentos e o nosso futuro. Mas quando se trata da obra de Deus, nos tornamos tímidos como ratos!

Quando vejo os comerciais na televisão, percebo que há grupos de pessoas que estão muito confiantes sobre o que têm para oferecer. Eles estão tão confiantes que com ousadia cantam canções cativantes como o seu produto é bom.

Propagandas de bebidas alcoólicas são algumas dos melhores no negócio. Todos nós sabemos que a cerveja e o licor são assassinos e destruidores dos jovens. O álcool tem dividido mais casas, destruído mais casamentos, causado mais acidentes de carro, começado mais guerras e lutas que qualquer coisa no mundo. No entanto, é constantemente anunciado e promovido.

A cerveja é a causa de muitos acidentes, levando à morte de um número incontável de pessoas. E ainda há pessoas sorrindo na televisão, dizendo que isto é o “poder” que precisamos. Esses comerciais estão sendo forçados goela abaixo. Estamos sendo forçados a acreditar em coisas que não são verdadeiras.

Mesmo a cerveja sendo o diabo em forma de líquido, estamos sendo obrigados a acreditar no contrário. Quando penso na contundência de pessoas que querem ganhar dinheiro a qualquer custo, percebo que os cristãos têm uma razão melhor para se esforçarem. Por que então é que nós, cristãos, nos comportamos como patos coxos, cães desdentados e pardais indefesos?

Acredito que a revelação de anagkazo e biazo pode mudar isso. Biazo significa forçar a fazer alguma coisa. Se o cristianismo vai se espalhar, temos que ser muito mais esforçados do que nós somos. Seja ganhando dinheiro, espalhando uma falsa religião ou vendendo

produtos mortais, o mundo é forçado a isso. É por isso que estou ensinando que os cristãos devem ser biblicamente esforçados.

O que significa Anaideia?

Outra palavra grega relacionada ao que quero estudar é a palavra anaideia. Anaideia é uma palavra grega que é usada apenas uma vez na Bíblia. Que significa “não ter vergonha”. No capítulo 11 de Lucas, aprendemos de um homem que não teve vergonha em seu relacionamento com Deus. Anagkazo, Biazo e Anaideia– As Chaves para o Avanço.

Digo-vos que, ainda que não se levante a dar-lhos, por ser seu amigo, levantar-se-á, todavia, por causa da sua importunação [anaideia], e lhe dará tudo o que houver mister.

Lucas 11.8

Em 1982, fui admitido na Universidade de Gana, a melhor universidade do meu país, Gana. Cautelosamente entrei nesse novo ambiente me perguntando o que ia acontecer. Uma das primeiras coisas que me impressionaram foi a falta de vergonha dos incrédulos.

Os estudantes beijoqueiros

Lembro-me de uma das primeiras vezes que entrei em Volta Hall, a sala das “senhoras”. Quando cheguei à escadaria que levava ao primeiro e segundo andar, havia um jovem e uma menina envolvidos em um prolongado abraço e beijo. Sei que em alguns lugares isso pode não parecer estranho. No entanto, me pareceu estranho.

Esse casal continuou em seu longo beijo íntimo conforme passamos por eles. Eles não poderiam se importar menos com quem os estava vendo! Eles nem se mexeram! Eles não tinham vergonha! Talvez sentissem que estavam se amando. Quando chegamos lá em cima, eu disse aos meus amigos: “Parece que as pessoas aqui não têm vergonha do que estão fazendo”.

Então, perguntei: Por que temos vergonha daquilo que acreditamos? Por que temos vergonha do evangelho? Por que andamos por aí como ratos tímidos, que não têm nada para oferecer? O Espírito do Senhor se levantou dentro de mim e eu disse: “Se eles não se envergonham de suas vidas imorais, eu não vou ter vergonha do evangelho”.

Porque não me envergonho do evangelho de Cristo...

Romanos 1.16

É incrível ver homossexuais falarem corajosamente de seu estilo de vida anormal. Eles vão à televisão e falam com confiança sobre a anomalia do sexo anal. Essas pessoas se esforçam com vigor pelos seus direitos. Como é que os cristãos são tão silenciosos quando se trata de falar a Palavra de Deus?

Muitos cristãos se sentam em seus escritórios e permitem que seus colegas incrédulos descaradamente falem de suas más ações. Os pecadores em torno de nós dominam as discussões com palavras doentias.

O apóstolo Paulo praticava anaideia. Lembre-se, foi Paulo quem disse: “Não me envergonho do evangelho”. Muitos cristãos são genuínos e têm uma mensagem verdadeira para passar. Mas, para que uma mensagem tenha qualquer impacto, deve ser atraente. Ela deve conduzir o ouvinte a mudar! A mensagem do Senhor Jesus Cristo deve persuadir os perdidos a tomarem uma decisão por Cristo. É muito importante que nós peguemos a mensagem de anagkazo, biazo e anaideia.