No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. Nele estava a vida, e a vida era luz dos homens. E a luz resplandece nas trevas não a compreenderam. João 1

Assalta-me as dúvidas, ouço vozes abalizadas a me dizer que o ser humano deseja o crescimento ? numa obrigação quase instituída para todos os componentes da raça, entretanto, vejo no dia a dia, a preguiça e a falta de interesse generalizado não só pelo crescimento, como para qualquer faina que se proponha realizar. O que vejo na prática em nada indica que alguém tenha nascido com predisposição ao crescimento ? quer seja material quer seja espiritual. Se lhe dão um prato de comida e uma rede ? nada mais ira almejar o homem. E o trabalho constitui sim um mal necessário a ser desempenhado com má vontade e preguiça.

Cada vez mais entendo que aqueles que buscam o crescimento constituem uma exceção, são poucos os escolhidos e menos ainda aqueles que realmente conseguem algo como realização pessoal ou buscam qualquer tipo de crescimento para ajuntar aos seu exemplo de vida. O que mais vemos são pessoas querendo ora ficar rico para não mais fazer nada, ou querendo achar alguém que o sustente. Isso no campo material, no campo espiritual aprofunda-se a dificuldade, porque pouquíssimos buscam o entendimento, e pouco se dão conta dos acontecimentos à sua volta, desde que não lhe atinjam ? está tudo bem.

Assim com essa constatação julgo estranho ouvir de filósofos a "verdade" de que o ser humano veio a face da terra para crescer e deixemos de lado o crescimento material ? enriquecimento ? que não tenho nem posso nada dizer a respeito ? então vamos tratar do crescer como gente ? buscar a cada dia aprender algo novo ? que possa significar um crescimento ? talvez na direção de Deus ? talvez crescimento espiritual que possa conduzir sua vida em paz e em harmonia, contribuindo assim para o crescimento geral da sociedade como um todo.

A sociedade somente ira crescer se alguém estiver disposto a cada dia contribuir com isso ? seja produzindo uma nova interpretação para os fatos, seja analisando a vida ao seu redor, seja motivando alguém a fazer algo em direção a luta e ao crescimento. É sim fundamental que aquele que busca tenha clareza de que o seu esforço não é em vão porque precisa fazer a passagem dos conhecimentos aos mais jovens e para desempenhar esse papel precisa fazê-lo com credibilidade. Quem sabe aos seus filhos, netos e conhecidos.

Você pode pensar que independentemente de sua contribuição a sociedade ira crescer como um todo ? não é bem assim ? existem épocas que são registrados crescimentos fenomenais como na época do iluminismo ? outras são tempos de trevas e nesses tempos a sociedade regride fortemente ? para ignorância e perdem-se anos de crescimento, como nos tempos de disputas e guerras ? apesar do crescimento em conhecimento bélico a animalidade se refina e produz justificativas mil de exterminar o próximo.

Estou falando desde o começo da necessidade do homem ? que nasce animal superar sua animalidade em busca de uma humanidade que se reflita em todos os seus atos: o nobre, o justo e o bem ? fazendo assim uma busca diária na pratica do belo ? não o belo conhecido hoje mas sim o belo platônico ? em que o belo significava a mais elevada busca do homem de conhecer-se a sim mesmo e na proximidade de Deus ? o Deus de Paz, de Harmonia e de Amor.

Os ensinamentos passados são desprezados e tidos como ultrapassados, apesar de constituírem a mais sólida das verdades produzidas pela humanidade ? e o que é pior, por puro preconceito ? João tenta mostrar a importância da palavra ? nos dizendo da necessidade da atenção que devemos dar as palavras ? porque o "Verbo é Deus", e hoje temos um diálogo onde o jovem começa com "ta ligado" e termina em "falou", e acha que está se comunicando modernamente ? isso porque estou sendo muito educado, se não fosse estaria exemplificando a linguagem do "porra" pra cá - "caralho" pra lá e piora mais ainda quando tentam se comunicar na internet ? quando criam uns dialetos incompreensíveis ? ditos para ganhar tempo, mas que na verdade demonstra apenas ignorância e desconhecimento de verbo, substantivos, adjetivos, e complementos.

Solução de Problemas

Somos chamados a interagir com eles na colaboração de solução de problemas criados por sua completa preguiça em aprender a raciocinar com lógica em digerir sentimentos e administrar situações públicas ou privadas ? quando se ao contrário tivessem ouvido a recomendação nossa de ler ? procurar ? crescer, não teríamos chegado a essa situação. Na verdade os problemas somente são possíveis de solução antes que aconteçam ? depois de acontecidos nada mais se poderá fazer para solucionar ? eles já são problemas e podem as vezes quando muito serem contornados ? solucionados apenas são antecipadamente antes de seu acontecimento.

Como assim! ? se você tem uma vida reta ? uma permanente atitude positiva em relação a vida e às pessoas; se os seus pensamentos estão sempre voltados para o bem, e os seus atos são praticados dentro de uma lógica voltada para o crescimento e a harmonia geral ? Se "Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. Nele estava a vida, e a vida era luz dos homens. E a luz resplandece nas trevas não a compreenderam" por certo os problemas da vida serão minimizados ? não extintos ? mas aqueles que tendem a nos aterrorizar, a nos derrotar, com certeza foram eliminados no nascimento. Seremos atingidos por problemas inevitáveis, mas agora temos outra psiquê para interagir e solucionar.

Com quê: com Verbo ? essa constitui a nossa melhor arma, antes de ser guerreiro, temos de nos preparar para o combate e esse combate é o combate para ser lutado conosco mesmo, não com os nosso irmãos, não com os nossos semelhantes, mas sim com nossas vaidades que não aceita a nossa pequenez, com nossa arrogância que não aceita a nossa humildade, com nossa preguiça que não deixa que acordemos uma hora mais cedo, para dar uma lida numa página que irá fazer falta ? num momento de angustia e desespero. Sim é preparando-nos com compreensão do que é justo e nobre, do que significa o bem e o belo, do que é nobre e próprio de homens de boa vontade que iremos dissolver, não resolver, os problemas antes que eles nos atinjam.

Mas para isso é fundamental que possamos dedicar um mínimo de tempo e de atenção pratica todos os dias ? você faz isso? Se não faz comesse agora ? isso sim é um conselho que irá, por certo, representar uma verdadeira solução dos problemas surgidos. Se não surgirem, melhor ? significa apenas que você aprendeu a lidar de modo adequado com essa função da vida.

Todos nós ? sem exceção ? que procuram um patamar de vida superior tem obrigatoriamente que aprender que não existe nível de vida superior que seja atingido com preguiça e sem trabalho. Todos tem de trabalhar ? quem trabalha mais atinge mais rapidamente níveis mais elevados, quem trabalha pouco leva um pouco mais de tempo, o importante é por fim: criar um hábito de estudar o seus comportamento, embasando-o de verdades e de força moral que possam proteger e dignificar o seu possuidor.

É uma busca para toda sua vida ? você se torna homem a medida em que deixa de pensar como animal ? que é dominado pelas paixões e reage como tal nas circunstâncias em que é provocado. Então não caberá aos outros essa transformação mas sim a você somente, porque os outros não vão poder viver o seu mundo ? somente você poderá escolher esse mundo em que vai viver. Aliais como foi você inteiramente o responsável pela escolha no passado, por viver esse mundo atual.


Preconceitos e complexos

Se me permite vou me expor um pouco, para que possa com mais segurança mostrar o meu pensamento ? na prática ? como funciona o que advogo o que tento defender aí acima.

Na minha juventude ? não tinha consciência da vida ? estava bom assim mesmo como estava, pobre ? desocupado e livre. Mas veio a puberdade a vontade de namorar e a carência e a ignorância se fizeram presente em mim, criando um terror aterrador ? que me fez um rapaz ao mesmo tempo complexado ? a ponto de aos dezoito ou dezenove anos ? ficar prezo dentro da minha casa, me julgando o mais feio e terrível dos homens. Imagina alguém se achar feio e até aleijado em pleno vigor dos dezenove anos.

Os preconceitos comandavam minhas ações, seja pelo meio em que vivia seja pela falta de informações coerentes, eu não sabia de nada e não procurava entender nada, porque também me julgava "burro". E lá na escuridão do meu quartinho trancado ficava a curtir meu isolamento do mundo. Sem as facilidade de hoje ? psicólogos, orientadores, amigos ou quem quer que seja me vi num beco sem saída.

Trabalhando numa oficina mecânica ? como limpador de ferramenta e alvo de zombaria dos mecânicos ? despertou-me a vontade de um dia ter um carro. A pergunta que fiz é porque os mecânicos todos vem para o trabalho de bicicleta de ônibus, e porque outros tem carro? Obviamente em mim se iluminou uma resposta: Porque são mecânicos.

Em mim surgiu uma necessidade de ser algo mais, de crescer e um dia ter um carro, e na minha cabeça tinha de mudar daquela profissão, daí sair da oficina e procurar um escritório foi um pulo ? quem procura acha ? aqui a conversa é outra, todos falam em estudar, crescer, promoção. Diferente daquele ensinamento da oficina onde aprendi o prazer do gole da Pitu antes do banho. Foi isso. Decidi mudar. Comecei a ler. Inicialmente "Seleções" depois Jornal, depois livros ? muitos livros.

A minha cura dos complexos e dos preconceitos foram se dissipando ? até que já formado pude me sentir como um ser humano em evolução e não um animal a ser explorado. Se bem que que a exploração é a mesma, apenas mais disfarçada e menos brutal.

Literalmente eu procuro o meu tratamento até hoje, alguns preconceitos ainda guardo zelosamente comigo ? alguns complexos acho que venci. Mas o carro saiu e junto com ele pude me encontrar e sentir que dependia somente de mim mesmo me descobrir.

É isso temos de ter uma atitude de que o problema e a solução estão em nos mesmos nunca nos outros ? nunca externamente. Saberemos, que não é uma solução fácil ou enlatada, mas duradoura e possível. Por isso a minha insistência que comece a ler ? tudo que possa significar construção e positivismo, lógica e crença ? mesmo que se busque o materialismo monetário ? Deus deve estar presente nessa busca, porque os valores contidos nesse Deus é que irão dizer que tipo de pessoa você vai se transformar.

Escolha a ideologia certa ? não siga nenhuma ? conheça todas, busque apenas encontrar a razão pura de elevar seu espírito no belo, no bom e no justo, porque não é o rótulo que contém a essência ? mas a coletânea que você fizer é que dirão quem você verdadeiramente ira se tornar.

Querer, dizer e fazer.

O que notamos mais por aí é gente que diz querer, mas na hora do vamos ver, fica trêmulo e não fazem nada. Gente o que conta é o fazer ? Porque querer por querer todos dizem querer, mas na hora da prática, pinta aquela outra urgência, aquela preguiça, aquela falta de tempo e mil outras desculpas, e a coisa não saí mesmo. Porque é preciso muito mais do que o simples querer, é fundamental que exista um outro treinamento ? qual seja o de realizar suas aspirações. Comece assim: Diga vou beber água ? levante-se imediatamente e vá a geladeira e beba a tal água, diga vou tomar banho e levante-se imediatamente e tire sua roupa e tome o seu banho. Assim você cria uma mente que apenas diz o que realmente pensa em realizar.

Aprenda a fugir da mente procrastinadora ? aquela que sabe necessário fazer algo, mas aprende a inventar mil e uma desculpas para não fazer aquilo que tem de ser feito. Treine sua mente para saber a exata hora do fazer e por-se a caminho.

Resumindo

Se você entendeu o que eu quis dizer deve ter percebido que existe uma forma de buscar um outro significado para vida ? independentemente ? da formação profissional existe uma forma moralmente aceita de se buscar um crescimento espiritual ? através da busca diária de leitura e de atenção aos fatos e atos que nos cercam.

Existe uma forma de se buscar se desvencilhar dos problemas ? cuidado para não ser por eles atropelados e para que estejamos preparados intelectualmente para solucionar todos do modo correto, isto é, sem envolver terceiros ou sentimentos negativos, apenas com o crescimento na busca de valorizar a personalidade. Formando um ser independente de conceitos pré-estabelecidos e complexos rasteiros da falta de conhecimento profundo.

E ainda a atenta observação para o modo de ser nos conceitos de valorizar os princípios que norteia a vida cotidiana ? saber quando diferenciar o querer, o dizer e o fazer. Utilizando esses conceitos na prática como lições diárias para a obtenção do crescimento na direção do belo: constituído do o bem ? o nobre, e do justo ? para conduzir o ser a espelhar um deus que possa professar dignamente.

Se você quiser pode acessar a internet e ler mais textos por mim produzidos no endereço abaixo e se julgar conveniente, próprio, devido e oportuno ? por favor contate no endereço abaixo para juntos analisarmos esse e os demais assuntos.

Apolinario de Araujo Albuquerque 22 junho 2010

Leia-me:
-Textos sobre Cotidiano e Desenvolvimento Pessoal.
Acesse o endereço abaixo e role a tela até chegar aos artigos:
http://www.webartigosos.com/authors/17101/Apolinario-Albuquerque
Depois contate: para revelar suas impressões.
[email protected]