Há coisas que nada como o tempo para resolver. Não, na verdade ele não resolve, mas deixa essa impressão, de que o tamanho das coisas é bem menor quando visto de longe. Enormes problemas hoje podem assim ser vistos de maneira diferente amanhã ou depois. Eles não são, provavelmente, menores, mas o primeiro susto já passou e podemos ser mais objetivos. É como ver um carro visto de longe, ele parece menor, um brinquedo.

 Quando estamos por demais envolvidos por nossas emoções, nosso racional se perde. Só mesmo as águas calmas depois da tempestade podem nos mostrar o quanto somos resistentes. Se algumas situações se acalmam com o passar do tempo, outras apenas se acomodam e nos dão a ilusão de que o tempo apenas está curando. 

Por isso é importante saber que certas coisas precisam do toque das nossas mãos, precisam da nossa vontade e força, da nossa disposição e da nossa fé. O tempo de amanhã será o mesmo se agimos ou não, mas nós não seremos os mesmos. 

Precisamos aprender a dizer "não" ao que não nos convém, ao que não nos satisfaz, ao que nos mata silenciosamente. Precisamos abrir-nos à vida e viver de maneira que amanhã olhando para trás não tenhamos tantos arrependimentos, apenas esse sentimento de auto-satisfação, esse sentir de que o tempo passou sim, mas não passou sozinho, pois tivemos a sabedoria de caminhar de mãos dadas com ele, aprendendo. 

E mais, devemos ter em mente que os problemas são ferramentas para nosso crescimento e a partir dessa compressão, observaremos que não devemos temê-los ou nos angustiarmos perante qualquer obstáculo ou tempestade que apareça em nossa vida. Devemos sim, aproveitar a pressão e assim como o diamante, tornar-se mais forte.