Covariância?

 Quando um pesquisador busca entender a relação entre duas variáveis, por exemplo, a relação entre a quantidade de comerciais de um determinado produto na televisão e a venda de tal produto ele pode querer entender como uma afeta a outra. No caso do comercial , espera-se que à medida que mais comerciais são passados na televisão, mais produtos sejam vendidos. Um cálculo estatístico que pode confirmar essa expectativa é o de covariância. A covariância é uma medida de associação entre duas variáveis.

 A covariância é uma medida relativamente simples de se calcular. Basicamente, necessita-se das observações das duas variáveis em questão, da média de cada uma delas, e do número de amostras. Tendo isso em mãos, basta subtrair cada observação da variável A da média da variável A. Em seguida, deve-se fazer o mesmo para a B. Então, deve-se realizar o produto dessas diferenças dos dados pareados. Ao fazer esse procedimento com cada um dos pares de observação, soma-se então todos os produtos. Por fim, após realizar a soma, divide-se este valor pelo número de amostras menos 1. Após fazer esse procedimento, você obtém um valor que é a covariância. Este procedimento de cálculo é descrito apenas para o conhecimento. Na atualidade os computadores realizam esse cálculo facilmente.

 Quando a covariância possui valores positivos, isso indica que as duas variáveis em questão possuem relação linear positiva. Isto quer dizer que, quanto maior o número de comerciais do produto A na televisão, maior é a venda desse produto. De maneira similar, quando a covariância possui valores negativos, isso indica que as duas variáveis em questão possuem relação linear negativa. Por exemplo, o aumento do preço do produto A deve estar inversamente relacionado à sua venda, ou seja, quanto maior o preço do produto menor é a venda. Dessa forma, por meio da covariância, pode-se examinar o grau de associação das variáveis que você tiver interesse.

 Preparado a partir de:

 ANDERSON, D.R.; SWEENEY, D.J.; WILLIAMS, T.A. Estatística Aplicada à Administração e Economia. 2ª Edição. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002. 642p.